Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Luciana Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310
Resumo: O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo – 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública – foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da “estrutura argumentativa”, o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.
id UFPR-4_75acef74da123250aea00bb3966de22d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48310
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opiniãoEducaçãoHabilidade metatextual; Escrita argumentativa; Texto de opiniãoEducaçãoO artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo – 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública – foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da “estrutura argumentativa”, o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.UFPRPinheiro, Luciana RibeiroGuimarães, Sandra Regina Kirchner2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-106Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-106Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-1061984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310/29849https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310/30223Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48310Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
title Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
Pinheiro, Luciana Ribeiro
Educação
Habilidade metatextual; Escrita argumentativa; Texto de opinião
Educação
title_short Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
title_full Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
title_sort Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião
author Pinheiro, Luciana Ribeiro
author_facet Pinheiro, Luciana Ribeiro
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
author_role author
author2 Guimarães, Sandra Regina Kirchner
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Luciana Ribeiro
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Habilidade metatextual; Escrita argumentativa; Texto de opinião
Educação
topic Educação
Habilidade metatextual; Escrita argumentativa; Texto de opinião
Educação
description O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo – 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública – foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da “estrutura argumentativa”, o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310/29849
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310/30223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-106
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-106
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 87-106
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894219522048