Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardt, Lúcia Schneider
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moura, Rosana Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151
Resumo: Nosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?
id UFPR-4_7a099858b245a44e1cdb36230786b9ad
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49151
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distânciaEducaçãoTarefa do pedagogo; interrupção; criaçãoEducaçãoNosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?UFPRHardt, Lúcia SchneiderMoura, Rosana Silva de2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151/32582Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49151Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
title Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
spellingShingle Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
Hardt, Lúcia Schneider
Educação
Tarefa do pedagogo; interrupção; criação
Educação
title_short Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
title_full Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
title_fullStr Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
title_full_unstemmed Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
title_sort Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
author Hardt, Lúcia Schneider
author_facet Hardt, Lúcia Schneider
Moura, Rosana Silva de
author_role author
author2 Moura, Rosana Silva de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardt, Lúcia Schneider
Moura, Rosana Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tarefa do pedagogo; interrupção; criação
Educação
topic Educação
Tarefa do pedagogo; interrupção; criação
Educação
description Nosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151/32582
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895957012480