Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151 |
Resumo: | Nosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola? |
id |
UFPR-4_7a099858b245a44e1cdb36230786b9ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49151 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distânciaEducaçãoTarefa do pedagogo; interrupção; criaçãoEducaçãoNosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?UFPRHardt, Lúcia SchneiderMoura, Rosana Silva de2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151/32582Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49151Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
title |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
spellingShingle |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância Hardt, Lúcia Schneider Educação Tarefa do pedagogo; interrupção; criação Educação |
title_short |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
title_full |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
title_fullStr |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
title_full_unstemmed |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
title_sort |
Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância |
author |
Hardt, Lúcia Schneider |
author_facet |
Hardt, Lúcia Schneider Moura, Rosana Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Rosana Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hardt, Lúcia Schneider Moura, Rosana Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tarefa do pedagogo; interrupção; criação Educação |
topic |
Educação Tarefa do pedagogo; interrupção; criação Educação |
description |
Nosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola? |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151/32582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 39-50 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895957012480 |