Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740
Resumo: Este artigo trata da questão das finalidades da educação e da escola básica na sociedade contemporânea apontando seu grande desafio diante das mudanças sociais em andamento. Em decorrência, assinalam-se questões sobre o papel dos professores face às demandas socioculturais que lhes são postas, o que leva a uma discussão sobre sua formação inicial oferecida nas licenciaturas. A partir de pesquisas evidencia-se a condição de precariedade dessa formação e seu descompasso em relação aos movimentos emergentes no mundo societário. Sinaliza-se a necessidade de uma verdadeira revolução no que diz respeito à estrutura e às dinâmicas curriculares relativas à formação de professores para a educação básica em nível superior. Levanta-se a questão: por que mudanças profundas não ocorrem nesses cursos uma vez que, há muito tempo e por muitos estudos, tem-se falado em crise das licenciaturas pelas suas fragilidades formativas?
id UFPR-4_7a5988d6751e1b0caabd8584a273f3ba
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34740
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação, escola e formação de professores: políticas e impassesEste artigo trata da questão das finalidades da educação e da escola básica na sociedade contemporânea apontando seu grande desafio diante das mudanças sociais em andamento. Em decorrência, assinalam-se questões sobre o papel dos professores face às demandas socioculturais que lhes são postas, o que leva a uma discussão sobre sua formação inicial oferecida nas licenciaturas. A partir de pesquisas evidencia-se a condição de precariedade dessa formação e seu descompasso em relação aos movimentos emergentes no mundo societário. Sinaliza-se a necessidade de uma verdadeira revolução no que diz respeito à estrutura e às dinâmicas curriculares relativas à formação de professores para a educação básica em nível superior. Levanta-se a questão: por que mudanças profundas não ocorrem nesses cursos uma vez que, há muito tempo e por muitos estudos, tem-se falado em crise das licenciaturas pelas suas fragilidades formativas?UFPRGatti, Bernardete A.2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-67Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-67Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-671984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/21529https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/30709info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:41:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/34740Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:41:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
title Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
spellingShingle Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
Gatti, Bernardete A.
title_short Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
title_full Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
title_fullStr Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
title_full_unstemmed Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
title_sort Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo trata da questão das finalidades da educação e da escola básica na sociedade contemporânea apontando seu grande desafio diante das mudanças sociais em andamento. Em decorrência, assinalam-se questões sobre o papel dos professores face às demandas socioculturais que lhes são postas, o que leva a uma discussão sobre sua formação inicial oferecida nas licenciaturas. A partir de pesquisas evidencia-se a condição de precariedade dessa formação e seu descompasso em relação aos movimentos emergentes no mundo societário. Sinaliza-se a necessidade de uma verdadeira revolução no que diz respeito à estrutura e às dinâmicas curriculares relativas à formação de professores para a educação básica em nível superior. Levanta-se a questão: por que mudanças profundas não ocorrem nesses cursos uma vez que, há muito tempo e por muitos estudos, tem-se falado em crise das licenciaturas pelas suas fragilidades formativas?
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/21529
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/30709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-67
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-67
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 51-67
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896057675776