Trezentos: a dimensão humana do método
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800 |
Resumo: | Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender. |
id |
UFPR-4_849d7913be14a54d8890c1d35133dc29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46800 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Trezentos: a dimensão humana do métodoEducação; Ensino-aprendizagemAprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia.Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.UFPRFragelli, Thaís Branquinho OliveiraFragelli, Ricardo Ramos2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-2651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/31748https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/32724Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:43:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/46800Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:43:32Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trezentos: a dimensão humana do método |
title |
Trezentos: a dimensão humana do método |
spellingShingle |
Trezentos: a dimensão humana do método Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira Educação; Ensino-aprendizagem Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia. |
title_short |
Trezentos: a dimensão humana do método |
title_full |
Trezentos: a dimensão humana do método |
title_fullStr |
Trezentos: a dimensão humana do método |
title_full_unstemmed |
Trezentos: a dimensão humana do método |
title_sort |
Trezentos: a dimensão humana do método |
author |
Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira |
author_facet |
Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Ricardo Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Fragelli, Ricardo Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Ricardo Ramos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-aprendizagem Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia. |
topic |
Educação; Ensino-aprendizagem Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia. |
description |
Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/31748 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/32724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895989518336 |