Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jailson Costa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e também a fotografia de Cartier-Bresson (1971), Guran (2011) e Leite (1993). Objetivou apresentar as narrativas memorialísticas advindas das fontes mencionadas de dois sujeitos inseridos no contexto das atividades culturais do referido Movimento, surgidas das indagações: A presença de ações culturais incentivadas pelo Mobral cultural ocasionou a valorização da cultura popular sertaneja? Quais os significados para os sertanejos das iniciativas culturais ofertadas? As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – Sertão alagoano – e nos fizeram perceber as ressignificações que foram possíveis em um Movimento com a dimensão que teve o Mobral, na época da Ditadura Civil-militar.
id UFPR-4_8869759a8fad41e74f87c879fe73f626
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67277
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertanejaEducação; Educação de AdultosEducação de Jovens e Adultos; Memória; oralidade; sertãoEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e também a fotografia de Cartier-Bresson (1971), Guran (2011) e Leite (1993). Objetivou apresentar as narrativas memorialísticas advindas das fontes mencionadas de dois sujeitos inseridos no contexto das atividades culturais do referido Movimento, surgidas das indagações: A presença de ações culturais incentivadas pelo Mobral cultural ocasionou a valorização da cultura popular sertaneja? Quais os significados para os sertanejos das iniciativas culturais ofertadas? As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – Sertão alagoano – e nos fizeram perceber as ressignificações que foram possíveis em um Movimento com a dimensão que teve o Mobral, na época da Ditadura Civil-militar.UFPRSilva, Jailson Costa daFreitas, Marinaide Lima de Queiroz2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-319Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-319Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-3191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277/39699Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T14:47:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/67277Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-06-15T14:47:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
title Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
spellingShingle Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
Silva, Jailson Costa da
Educação; Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Memória; oralidade; sertão
title_short Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
title_full Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
title_fullStr Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
title_full_unstemmed Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
title_sort Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
author Silva, Jailson Costa da
author_facet Silva, Jailson Costa da
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author_role author
author2 Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jailson Costa da
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Memória; oralidade; sertão
topic Educação; Educação de Adultos
Educação de Jovens e Adultos; Memória; oralidade; sertão
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e também a fotografia de Cartier-Bresson (1971), Guran (2011) e Leite (1993). Objetivou apresentar as narrativas memorialísticas advindas das fontes mencionadas de dois sujeitos inseridos no contexto das atividades culturais do referido Movimento, surgidas das indagações: A presença de ações culturais incentivadas pelo Mobral cultural ocasionou a valorização da cultura popular sertaneja? Quais os significados para os sertanejos das iniciativas culturais ofertadas? As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – Sertão alagoano – e nos fizeram perceber as ressignificações que foram possíveis em um Movimento com a dimensão que teve o Mobral, na época da Ditadura Civil-militar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67277/39699
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-319
Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-319
Educar em Revista; v. 35, n. 77 (2019); p. 299-319
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898779779072