TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Jailson Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286
Resumo: Narramos neste artigo, a partir da investigação iniciada por Freitas e Moura (2006), que teve um recorte temporal de 1960 a 1980, o continuum das pesquisas-memórias (2010, 2013 e 2018) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de socializar a rede documental que vem se estabelecendo no Estado de Alagoas. Nesse sentido, os escritos que ora apresentamos entrelaçaram-se nas trilhas da História Oral tomando como referência os estudos de Alberti (2008) e Portelli (2010). A evocação da memória e as suas implicações, na reconstrução da história em nossos estudos firmaram/firmam-se nos postulados teóricos de Amado (1995), Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Pollack (1989). Articulamos a interação das fontes orais com outras fontes – documentos escritos, imagens, entre outros, na perspectiva da composição de uma rede documental. As fontes orais e visuais, sobretudo, nessa caminhada, ajudaram-nos a desconstruir ideias prontas e acabadas sobre determinados conhecimentos, revelaram a complexidade da escuta sensível e lançaram-nos a novas aventuras, em cada investigação realizada que vem permitindo o construto de uma rede documental. Contribui, ainda, para novas interpretações que emergiram de memórias e de histórias de vida, marcadas indelevelmente, muitas vezes não creditadas como possíveis. E por fim deixaram pistas para continuarmos a reconstruir a história da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas.
id UESB-7_8fb8b9af76b292e0b478ca387d082420
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5286
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOASHistória oralMemóriaEducação de jovens e adultosAlagoas Narramos neste artigo, a partir da investigação iniciada por Freitas e Moura (2006), que teve um recorte temporal de 1960 a 1980, o continuum das pesquisas-memórias (2010, 2013 e 2018) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de socializar a rede documental que vem se estabelecendo no Estado de Alagoas. Nesse sentido, os escritos que ora apresentamos entrelaçaram-se nas trilhas da História Oral tomando como referência os estudos de Alberti (2008) e Portelli (2010). A evocação da memória e as suas implicações, na reconstrução da história em nossos estudos firmaram/firmam-se nos postulados teóricos de Amado (1995), Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Pollack (1989). Articulamos a interação das fontes orais com outras fontes – documentos escritos, imagens, entre outros, na perspectiva da composição de uma rede documental. As fontes orais e visuais, sobretudo, nessa caminhada, ajudaram-nos a desconstruir ideias prontas e acabadas sobre determinados conhecimentos, revelaram a complexidade da escuta sensível e lançaram-nos a novas aventuras, em cada investigação realizada que vem permitindo o construto de uma rede documental. Contribui, ainda, para novas interpretações que emergiram de memórias e de histórias de vida, marcadas indelevelmente, muitas vezes não creditadas como possíveis. E por fim deixaram pistas para continuarmos a reconstruir a história da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528610.22481/praxisedu.v15i33.5286Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-277Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-277Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-2772178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286/3971Freitas, Marinaide Lima de Queirozda Silva, Jailson Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5286Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
title TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
spellingShingle TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
História oral
Memória
Educação de jovens e adultos
Alagoas
title_short TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
title_full TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
title_fullStr TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
title_full_unstemmed TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
title_sort TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
author Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author_facet Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
da Silva, Jailson Costa
author_role author
author2 da Silva, Jailson Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
da Silva, Jailson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
Memória
Educação de jovens e adultos
Alagoas
topic História oral
Memória
Educação de jovens e adultos
Alagoas
description Narramos neste artigo, a partir da investigação iniciada por Freitas e Moura (2006), que teve um recorte temporal de 1960 a 1980, o continuum das pesquisas-memórias (2010, 2013 e 2018) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de socializar a rede documental que vem se estabelecendo no Estado de Alagoas. Nesse sentido, os escritos que ora apresentamos entrelaçaram-se nas trilhas da História Oral tomando como referência os estudos de Alberti (2008) e Portelli (2010). A evocação da memória e as suas implicações, na reconstrução da história em nossos estudos firmaram/firmam-se nos postulados teóricos de Amado (1995), Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Pollack (1989). Articulamos a interação das fontes orais com outras fontes – documentos escritos, imagens, entre outros, na perspectiva da composição de uma rede documental. As fontes orais e visuais, sobretudo, nessa caminhada, ajudaram-nos a desconstruir ideias prontas e acabadas sobre determinados conhecimentos, revelaram a complexidade da escuta sensível e lançaram-nos a novas aventuras, em cada investigação realizada que vem permitindo o construto de uma rede documental. Contribui, ainda, para novas interpretações que emergiram de memórias e de histórias de vida, marcadas indelevelmente, muitas vezes não creditadas como possíveis. E por fim deixaram pistas para continuarmos a reconstruir a história da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286
10.22481/praxisedu.v15i33.5286
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286/3971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-277
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-277
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 255-277
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817534287872