A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Michely de Lima Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301
Resumo: Este artigo, derivado de Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2016, apresenta algumas reflexões acerca da formação em Pedagogia ofertada por essa instituição na modalidade presencial. Essa análise é efetuada a partir da apresentação de um breve histórico das reformas curriculares implementadas pela instituição, focalizando em especial a reforma realizada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNP). De forma a aprofundar a análise, são comentadas entrevistas realizadas com professores que participaram dessa reforma, sendo também apresentados dados coletados por meio de questionário aplicado a egressos graduados pela instituição entre 2000 e 2011, que informaram suas percepções sobre a formação obtida durante a graduação em Pedagogia na UFMG, contemplando-se ainda aspectos relacionados à sua inserção profissional. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência é predominante principalmente no ensino fundamental, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para o EaD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos.
id UFPR-4_8cac2847696803285b1d82356991880c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62301
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressosEducação; Planejamento e Avaliação Educacional; Tópicos Específicos de EducaçãoCurso de Pedagogia; Aluno Egresso; Formação dos profissionais da Educação.Política Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisEste artigo, derivado de Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2016, apresenta algumas reflexões acerca da formação em Pedagogia ofertada por essa instituição na modalidade presencial. Essa análise é efetuada a partir da apresentação de um breve histórico das reformas curriculares implementadas pela instituição, focalizando em especial a reforma realizada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNP). De forma a aprofundar a análise, são comentadas entrevistas realizadas com professores que participaram dessa reforma, sendo também apresentados dados coletados por meio de questionário aplicado a egressos graduados pela instituição entre 2000 e 2011, que informaram suas percepções sobre a formação obtida durante a graduação em Pedagogia na UFMG, contemplando-se ainda aspectos relacionados à sua inserção profissional. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência é predominante principalmente no ensino fundamental, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para o EaD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos.UFPRcontribuição parcial da FAPEMIG por meio do programa PCRHVargas, Michely de Lima FerreiraPeixoto, Maria do Carmo de Lacerda2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-304Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-304Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-3041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301/39565Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/62301Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
title A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
spellingShingle A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
Vargas, Michely de Lima Ferreira
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Tópicos Específicos de Educação
Curso de Pedagogia; Aluno Egresso; Formação dos profissionais da Educação.
Política Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
title_short A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
title_full A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
title_fullStr A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
title_full_unstemmed A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
title_sort A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos
author Vargas, Michely de Lima Ferreira
author_facet Vargas, Michely de Lima Ferreira
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
author_role author
author2 Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv contribuição parcial da FAPEMIG por meio do programa PCRH
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Michely de Lima Ferreira
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Tópicos Específicos de Educação
Curso de Pedagogia; Aluno Egresso; Formação dos profissionais da Educação.
Política Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
topic Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Tópicos Específicos de Educação
Curso de Pedagogia; Aluno Egresso; Formação dos profissionais da Educação.
Política Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
description Este artigo, derivado de Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2016, apresenta algumas reflexões acerca da formação em Pedagogia ofertada por essa instituição na modalidade presencial. Essa análise é efetuada a partir da apresentação de um breve histórico das reformas curriculares implementadas pela instituição, focalizando em especial a reforma realizada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNP). De forma a aprofundar a análise, são comentadas entrevistas realizadas com professores que participaram dessa reforma, sendo também apresentados dados coletados por meio de questionário aplicado a egressos graduados pela instituição entre 2000 e 2011, que informaram suas percepções sobre a formação obtida durante a graduação em Pedagogia na UFMG, contemplando-se ainda aspectos relacionados à sua inserção profissional. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência é predominante principalmente no ensino fundamental, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para o EaD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62301/39565
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-304
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-304
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 279-304
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892264976384