Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional. |
id |
UFSM-7_9a08bd70767e74a85c7aad7bc2b1c253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44235 |
network_acronym_str |
UFSM-7 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional.Universidade Federal de Santa Maria2021-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/4423510.5902/2318133844235Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Continuous publication; 1-16Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua; 1-162318-13382176-2171reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurini, Thais GamaVivas, Vinícius HenriqueGaydeczka, BeatrizSilva, Priscila Pereira2021-01-08T12:20:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44235Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regaePUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/regae/oai||revistaregae@gmail.com2318-13382176-2171opendoar:2021-01-08T12:20:27Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
title |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
spellingShingle |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) Furini, Thais Gama Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional. |
title_short |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
title_full |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
title_fullStr |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
title_full_unstemmed |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
title_sort |
Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019) |
author |
Furini, Thais Gama |
author_facet |
Furini, Thais Gama Vivas, Vinícius Henrique Gaydeczka, Beatriz Silva, Priscila Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Vivas, Vinícius Henrique Gaydeczka, Beatriz Silva, Priscila Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furini, Thais Gama Vivas, Vinícius Henrique Gaydeczka, Beatriz Silva, Priscila Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional. |
topic |
Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional. |
description |
Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235 10.5902/2318133844235 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235 |
identifier_str_mv |
10.5902/2318133844235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Continuous publication; 1-16 Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua; 1-16 2318-1338 2176-2171 reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacional instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
collection |
Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaregae@gmail.com |
_version_ |
1788536216352718848 |