Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furini, Thais Gama
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vivas, Vinícius Henrique, Gaydeczka, Beatriz, Silva, Priscila Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235
Resumo: Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional.
id UFSM-7_9a08bd70767e74a85c7aad7bc2b1c253
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44235
network_acronym_str UFSM-7
network_name_str Revista de Gestão e Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional.Universidade Federal de Santa Maria2021-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/4423510.5902/2318133844235Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Continuous publication; 1-16Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua; 1-162318-13382176-2171reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurini, Thais GamaVivas, Vinícius HenriqueGaydeczka, BeatrizSilva, Priscila Pereira2021-01-08T12:20:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44235Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regaePUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/regae/oai||revistaregae@gmail.com2318-13382176-2171opendoar:2021-01-08T12:20:27Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
title Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
spellingShingle Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
Furini, Thais Gama
Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.
title_short Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
title_full Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
title_fullStr Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
title_full_unstemmed Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
title_sort Avaliação da formação em Engenharia Química pela percepção de egressos da UFTM (2014-2019)
author Furini, Thais Gama
author_facet Furini, Thais Gama
Vivas, Vinícius Henrique
Gaydeczka, Beatriz
Silva, Priscila Pereira
author_role author
author2 Vivas, Vinícius Henrique
Gaydeczka, Beatriz
Silva, Priscila Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furini, Thais Gama
Vivas, Vinícius Henrique
Gaydeczka, Beatriz
Silva, Priscila Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.
topic Egressos. Educação em Engenharia. Avaliação. Gestão educacional.
description Neste artigo apresenta-se um levantamento pelo qual se objetivou conhecer a avaliação do egresso acerca da formação de graduação em Engenharia Química. Foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas, com a participação de 91 egressos de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - de 2014 a 2019. Destacaram-se como resultados: identificação de aspectos potenciais e fragilidades na formação de egressos que trabalham ou não na área de engenharia química; grande parte dos egressos considera-se satisfeita com a formação, mas evidenciou necessidade de maior ligação teoria/prática e vivência de mercado de trabalho; necessidade de investimentos na formação didático-pedagógica do docente, em inovações tecnológicas para o curso e na maior relação entre o mercado com a universidade.Palavras-chave: egressos; educação em engenharia; avaliação; gestão educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235
10.5902/2318133844235
url http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235
identifier_str_mv 10.5902/2318133844235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/44235/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Continuous publication; 1-16
Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 9, n. 18, 2020, Publicação contínua; 1-16
2318-1338
2176-2171
reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacional
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista de Gestão e Avaliação Educacional
collection Revista de Gestão e Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaregae@gmail.com
_version_ 1788536216352718848