Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michelly Vital [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62614
Resumo: Este estudo tem como intuito investigar as significações atribuídas para a colaboração profissional que ocorre no âmbito da formação continuada em serviço. O estudo se faz relevante no contexto, debatido na literatura especializada, que demonstra ser a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para uma formação continuada eficaz para esse grupo profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras atuantes num Centro de Educação Infantil paulistano. A análise foi realizada a partir do procedimento dos núcleos de significação conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), cujo embasamento se pauta na psicologia histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e no materialismo histórico e dialético de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895). O resultado nos permitiu compreender a essência das relações que se estabelecem entre os professores durante um processo formativo em serviço de base colaborativa, evidenciando que tais processos podem ser mais significativos quando construídos conjuntamente tendo como foco tanto as necessidades do grupo docente quanto as especificidades da escola no cumprimento de sua missão. O estudo visa a contribuir com subsídios para discussões sobre a implementação, nas unidades escolares, de processos formativos em serviço baseados na cultura da colaboração profissional que, ao partirem das necessidades e da realidade do cotidiano escolar, configurem-se como significativos para os professores e favoreçam tanto a superação dos desafios da prática pedagógica quanto o desenvolvimento profissional docente.
id UFSP_e233b677870d38cf8432131d21bc1276
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62614
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistanoMeanings of professional collaboration among teachers in the context of continuous training in service at a Children’s Education Center in São PauloColaboração profissional docenteDesenvolvimento profissional docenteFormação de professoresFormação continuada de professoresProfissão docenteEste estudo tem como intuito investigar as significações atribuídas para a colaboração profissional que ocorre no âmbito da formação continuada em serviço. O estudo se faz relevante no contexto, debatido na literatura especializada, que demonstra ser a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para uma formação continuada eficaz para esse grupo profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras atuantes num Centro de Educação Infantil paulistano. A análise foi realizada a partir do procedimento dos núcleos de significação conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), cujo embasamento se pauta na psicologia histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e no materialismo histórico e dialético de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895). O resultado nos permitiu compreender a essência das relações que se estabelecem entre os professores durante um processo formativo em serviço de base colaborativa, evidenciando que tais processos podem ser mais significativos quando construídos conjuntamente tendo como foco tanto as necessidades do grupo docente quanto as especificidades da escola no cumprimento de sua missão. O estudo visa a contribuir com subsídios para discussões sobre a implementação, nas unidades escolares, de processos formativos em serviço baseados na cultura da colaboração profissional que, ao partirem das necessidades e da realidade do cotidiano escolar, configurem-se como significativos para os professores e favoreçam tanto a superação dos desafios da prática pedagógica quanto o desenvolvimento profissional docente.This study has the goal of investigating the meanings attributed to professional collaboration that occurs in the context of in-service continuing education. The study is relevant in the context that demonstrates that continuing education carried out through courses, lectures and seminars is insufficient to meet the needs of teachers facing the current challenges of the profession, and issue that is widely debated, highlighting the need to seek alternatives for effective continuing education for this professional group. Data collection was done through semi-structured interviews with teachers working at a Children's Education Center in São Paulo. The analysis was carried out based on the procedure of the signification nuclei as proposed by Aguiar and Ozella (2006, 2013) and Aguiar, Soares and Machado (2015), based on the historical-cultural psychology of Vigotski (1896-1934) and in historical and dialectical materialism. The conclusion allowed us to understand the foundation of the relationships established between teachers during a training process in a collaborative-based service, showing that such processes can be more meaningful when built together, focusing on both the needs of the faculty and the specifics of the school in fulfilling its mission. The study aims to subsidize the implementation of in-service training processes, based on the culture of professional collaboration that, based on the needs and reality of everyday school life, are configured as a basis for teachers and favor both the overcoming of the challenges of pedagogical practice, as well as the professional development of teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCericato, Itale Luciane [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1016528248229857http://lattes.cnpq.br/6578336151539365Silva, Michelly Vital [UNIFESP]2022-02-01T16:42:11Z2022-02-01T16:42:11Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion226 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62614porGuarulhos-SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T13:25:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62614Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T13:25:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
Meanings of professional collaboration among teachers in the context of continuous training in service at a Children’s Education Center in São Paulo
title Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
spellingShingle Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
Silva, Michelly Vital [UNIFESP]
Colaboração profissional docente
Desenvolvimento profissional docente
Formação de professores
Formação continuada de professores
Profissão docente
title_short Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
title_full Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
title_fullStr Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
title_full_unstemmed Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
title_sort Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano
author Silva, Michelly Vital [UNIFESP]
author_facet Silva, Michelly Vital [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1016528248229857
http://lattes.cnpq.br/6578336151539365
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michelly Vital [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração profissional docente
Desenvolvimento profissional docente
Formação de professores
Formação continuada de professores
Profissão docente
topic Colaboração profissional docente
Desenvolvimento profissional docente
Formação de professores
Formação continuada de professores
Profissão docente
description Este estudo tem como intuito investigar as significações atribuídas para a colaboração profissional que ocorre no âmbito da formação continuada em serviço. O estudo se faz relevante no contexto, debatido na literatura especializada, que demonstra ser a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para uma formação continuada eficaz para esse grupo profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras atuantes num Centro de Educação Infantil paulistano. A análise foi realizada a partir do procedimento dos núcleos de significação conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), cujo embasamento se pauta na psicologia histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e no materialismo histórico e dialético de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895). O resultado nos permitiu compreender a essência das relações que se estabelecem entre os professores durante um processo formativo em serviço de base colaborativa, evidenciando que tais processos podem ser mais significativos quando construídos conjuntamente tendo como foco tanto as necessidades do grupo docente quanto as especificidades da escola no cumprimento de sua missão. O estudo visa a contribuir com subsídios para discussões sobre a implementação, nas unidades escolares, de processos formativos em serviço baseados na cultura da colaboração profissional que, ao partirem das necessidades e da realidade do cotidiano escolar, configurem-se como significativos para os professores e favoreçam tanto a superação dos desafios da prática pedagógica quanto o desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
2022-02-01T16:42:11Z
2022-02-01T16:42:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/62614
url https://hdl.handle.net/11600/62614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos-SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268318357389312