Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Sandra Zákia, Flores, Maria Luiza Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210
Resumo: Avaliar propostas de avaliação da educação é um passo relevante para apreciar o potencial dessas iniciativas em promover qualidade com equidade, tendo em vista garantir o cumprimento do dever do Estado na garantia do direito à educação. Com esse pressuposto, o artigo apresenta aspectos e dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil no âmbito de sistemas e redes de ensino. As proposições resultam de levantamento e interpretação de literatura e se apoiam em legislação e normas vigentes no país, em diálogo com a literatura que trata de requisitos para a elaboração e implementação de avaliações. Os resultados do estudo ratificam a existência de parâmetros para subsidiar processos de avaliação da etapa, estando estes direcionados para as questões de acesso, insumos, processos e resultados, destacando-se a importância de considerar as especificidades da etapa, as finalidades da avaliação e a consequência dada aos seus resultados.
id UFPR-4_923a3c6eaf66fc9d340cbd1d98895788
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/78210
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação InfantilPlanejamento e Avaliação EducacionalPlanejamento e Avaliação EducacionalAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisAvaliar propostas de avaliação da educação é um passo relevante para apreciar o potencial dessas iniciativas em promover qualidade com equidade, tendo em vista garantir o cumprimento do dever do Estado na garantia do direito à educação. Com esse pressuposto, o artigo apresenta aspectos e dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil no âmbito de sistemas e redes de ensino. As proposições resultam de levantamento e interpretação de literatura e se apoiam em legislação e normas vigentes no país, em diálogo com a literatura que trata de requisitos para a elaboração e implementação de avaliações. Os resultados do estudo ratificam a existência de parâmetros para subsidiar processos de avaliação da etapa, estando estes direcionados para as questões de acesso, insumos, processos e resultados, destacando-se a importância de considerar as especificidades da etapa, as finalidades da avaliação e a consequência dada aos seus resultados.UFPRPimenta, Cláudia OliveiraSousa, Sandra ZákiaFlores, Maria Luiza Rodrigues2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210/45177https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210/45178Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/78210Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
title Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
spellingShingle Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
Pimenta, Cláudia Oliveira
Planejamento e Avaliação Educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
title_short Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
title_full Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
title_fullStr Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
title_full_unstemmed Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
title_sort Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil
author Pimenta, Cláudia Oliveira
author_facet Pimenta, Cláudia Oliveira
Sousa, Sandra Zákia
Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
author2 Sousa, Sandra Zákia
Flores, Maria Luiza Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Cláudia Oliveira
Sousa, Sandra Zákia
Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento e Avaliação Educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
topic Planejamento e Avaliação Educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
description Avaliar propostas de avaliação da educação é um passo relevante para apreciar o potencial dessas iniciativas em promover qualidade com equidade, tendo em vista garantir o cumprimento do dever do Estado na garantia do direito à educação. Com esse pressuposto, o artigo apresenta aspectos e dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil no âmbito de sistemas e redes de ensino. As proposições resultam de levantamento e interpretação de literatura e se apoiam em legislação e normas vigentes no país, em diálogo com a literatura que trata de requisitos para a elaboração e implementação de avaliações. Os resultados do estudo ratificam a existência de parâmetros para subsidiar processos de avaliação da etapa, estando estes direcionados para as questões de acesso, insumos, processos e resultados, destacando-se a importância de considerar as especificidades da etapa, as finalidades da avaliação e a consequência dada aos seus resultados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210/45177
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210/45178
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900269805568