Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355 |
Resumo: | Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados. |
id |
UFPR-4_924d67c67f71da52a88c313eff7e20e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84355 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto FederalFormação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas EducativasFazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos FederaisNesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados. UFPRPaniago, Rosenilde Nogueira2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e843551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355/50860https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84355/58697Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/84355Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
title |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal Paniago, Rosenilde Nogueira Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais |
title_short |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
title_full |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
title_sort |
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal |
author |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_facet |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais |
topic |
Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais |
description |
Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355/50860 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84355/58697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900824502272 |