Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniago, Rosenilde Nogueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355
Resumo: Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados.  
id UFPR-4_924d67c67f71da52a88c313eff7e20e7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84355
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto FederalFormação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas EducativasFazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos FederaisNesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados.  UFPRPaniago, Rosenilde Nogueira2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e843551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355/50860https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84355/58697Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/84355Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
title Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
spellingShingle Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
Paniago, Rosenilde Nogueira
Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas
Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais
title_short Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
title_full Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
title_fullStr Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
title_sort Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
author Paniago, Rosenilde Nogueira
author_facet Paniago, Rosenilde Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paniago, Rosenilde Nogueira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas
Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais
topic Formação de Professores. Ensino-Aprendizagem. Práticas Educativas
Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais
description Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355/50860
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/84355/58697
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84355
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900824502272