Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raimunda Kelly Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nakayama, Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.
id UFPR-4_945f11989ec88af4821710b312c20eb6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/50459
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaenseTópicos especificos da educaçãoSaberes; Educação ambiental; DocentesEducação ambientalO objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.UFPRGomes, Raimunda Kelly SilvaNakayama, Luiza2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459/33983Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:07:42Zoai:revistas.ufpr.br:article/50459Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:07:42Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
title Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
spellingShingle Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
Gomes, Raimunda Kelly Silva
Tópicos especificos da educação
Saberes; Educação ambiental; Docentes
Educação ambiental
title_short Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
title_full Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
title_fullStr Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
title_full_unstemmed Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
title_sort Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
author Gomes, Raimunda Kelly Silva
author_facet Gomes, Raimunda Kelly Silva
Nakayama, Luiza
author_role author
author2 Nakayama, Luiza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raimunda Kelly Silva
Nakayama, Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos especificos da educação
Saberes; Educação ambiental; Docentes
Educação ambiental
topic Tópicos especificos da educação
Saberes; Educação ambiental; Docentes
Educação ambiental
description O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459/33983
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898222985216