Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis. |
id |
UFPR-4_945f11989ec88af4821710b312c20eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/50459 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaenseTópicos especificos da educaçãoSaberes; Educação ambiental; DocentesEducação ambientalO objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.UFPRGomes, Raimunda Kelly SilvaNakayama, Luiza2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459/33983Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:07:42Zoai:revistas.ufpr.br:article/50459Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:07:42Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
title |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
spellingShingle |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense Gomes, Raimunda Kelly Silva Tópicos especificos da educação Saberes; Educação ambiental; Docentes Educação ambiental |
title_short |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
title_full |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
title_fullStr |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
title_sort |
Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense |
author |
Gomes, Raimunda Kelly Silva |
author_facet |
Gomes, Raimunda Kelly Silva Nakayama, Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Raimunda Kelly Silva Nakayama, Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tópicos especificos da educação Saberes; Educação ambiental; Docentes Educação ambiental |
topic |
Tópicos especificos da educação Saberes; Educação ambiental; Docentes Educação ambiental |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459/33983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 257-273 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898222985216 |