“Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro e Souza, Marina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar entrevistas realizadas no âmbito de uma pesquisa sobre a expansão da pré-escola no estado do Rio de Janeiro, compreendendo esse processo em quatro municípios da Região Metroplitana, identificando aspectos polêmicos, ambiguidades, desafios e avanços. A escolha pelo estudo da política de expansão da Educação Infantil deve-se à compreensão de que toda enunciação é de natureza social, ideologicamente marcada, e que é no cotidiano, em espaços de interação social, que os sujeitos constroem seus fazeres. Os discursos são produzidos por sujeitos situados, concretos, históricos. Os referenciais foram tecidos com vários autores, especialmente com a filosofia da linguagem de Bakhtin, com os estudos no campo da descentralização e da municipalização e da política da Educação Infantil (VILASBÔAS, PAIM, 2008, KRAMER, 2005, entre outros). O material revela a percepção dos gestores sobre as famílias, a ampliação da cobertura de creche e pré-escola, a formação e as demandas docentes. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas, destacam-se: a existência de um olhar preconceituoso sobre as famílias que tem colaborado para a construção de uma relação assimétrica; a obrigatoriedade da pré-escola tem induzido os municípios a criarem estratégias de expansão, porém muitas respostas são arranjos precários; a baixíssima capacidade operativa dos municípios na construção de novas pré-escolas a partir de convênios federais; a distância da democratização da creche mostra-se expressiva até para os contextos privilegiados.
id UFPR-4_9a2f0085b4a0f0a7c2ad36c2f4b42e55
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71182
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação InfantilEducação; Tópicos específicos de EducaçãoExpansão; escolaridade obrigatória; Educação InfantilEducação InfantilEste artigo tem como objetivo analisar entrevistas realizadas no âmbito de uma pesquisa sobre a expansão da pré-escola no estado do Rio de Janeiro, compreendendo esse processo em quatro municípios da Região Metroplitana, identificando aspectos polêmicos, ambiguidades, desafios e avanços. A escolha pelo estudo da política de expansão da Educação Infantil deve-se à compreensão de que toda enunciação é de natureza social, ideologicamente marcada, e que é no cotidiano, em espaços de interação social, que os sujeitos constroem seus fazeres. Os discursos são produzidos por sujeitos situados, concretos, históricos. Os referenciais foram tecidos com vários autores, especialmente com a filosofia da linguagem de Bakhtin, com os estudos no campo da descentralização e da municipalização e da política da Educação Infantil (VILASBÔAS, PAIM, 2008, KRAMER, 2005, entre outros). O material revela a percepção dos gestores sobre as famílias, a ampliação da cobertura de creche e pré-escola, a formação e as demandas docentes. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas, destacam-se: a existência de um olhar preconceituoso sobre as famílias que tem colaborado para a construção de uma relação assimétrica; a obrigatoriedade da pré-escola tem induzido os municípios a criarem estratégias de expansão, porém muitas respostas são arranjos precários; a baixíssima capacidade operativa dos municípios na construção de novas pré-escolas a partir de convênios federais; a distância da democratização da creche mostra-se expressiva até para os contextos privilegiados.UFPRFaperjCNPqCastro e Souza, MarinaNunes, Maria Fernanda Rezende2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182/41210https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182/41211Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/71182Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
title “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
spellingShingle “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
Castro e Souza, Marina
Educação; Tópicos específicos de Educação
Expansão; escolaridade obrigatória; Educação Infantil
Educação Infantil
title_short “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
title_full “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
title_fullStr “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
title_full_unstemmed “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
title_sort “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
author Castro e Souza, Marina
author_facet Castro e Souza, Marina
Nunes, Maria Fernanda Rezende
author_role author
author2 Nunes, Maria Fernanda Rezende
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faperj
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro e Souza, Marina
Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos específicos de Educação
Expansão; escolaridade obrigatória; Educação Infantil
Educação Infantil
topic Educação; Tópicos específicos de Educação
Expansão; escolaridade obrigatória; Educação Infantil
Educação Infantil
description Este artigo tem como objetivo analisar entrevistas realizadas no âmbito de uma pesquisa sobre a expansão da pré-escola no estado do Rio de Janeiro, compreendendo esse processo em quatro municípios da Região Metroplitana, identificando aspectos polêmicos, ambiguidades, desafios e avanços. A escolha pelo estudo da política de expansão da Educação Infantil deve-se à compreensão de que toda enunciação é de natureza social, ideologicamente marcada, e que é no cotidiano, em espaços de interação social, que os sujeitos constroem seus fazeres. Os discursos são produzidos por sujeitos situados, concretos, históricos. Os referenciais foram tecidos com vários autores, especialmente com a filosofia da linguagem de Bakhtin, com os estudos no campo da descentralização e da municipalização e da política da Educação Infantil (VILASBÔAS, PAIM, 2008, KRAMER, 2005, entre outros). O material revela a percepção dos gestores sobre as famílias, a ampliação da cobertura de creche e pré-escola, a formação e as demandas docentes. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas, destacam-se: a existência de um olhar preconceituoso sobre as famílias que tem colaborado para a construção de uma relação assimétrica; a obrigatoriedade da pré-escola tem induzido os municípios a criarem estratégias de expansão, porém muitas respostas são arranjos precários; a baixíssima capacidade operativa dos municípios na construção de novas pré-escolas a partir de convênios federais; a distância da democratização da creche mostra-se expressiva até para os contextos privilegiados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182/41210
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71182/41211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899169849344