Literatura na história e não história da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102 |
Resumo: | Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian ensino médio may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text. |
id |
UFPR-4_9dd509c43103193bd408faa7cf2abbfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2102 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura na história e não história da literaturaliteratura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading. Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian ensino médio may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-1361984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/1754https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/31246Bueno, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2102Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura na história e não história da literatura |
title |
Literatura na história e não história da literatura |
spellingShingle |
Literatura na história e não história da literatura Bueno, Luís literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading. |
title_short |
Literatura na história e não história da literatura |
title_full |
Literatura na história e não história da literatura |
title_fullStr |
Literatura na história e não história da literatura |
title_full_unstemmed |
Literatura na história e não história da literatura |
title_sort |
Literatura na história e não história da literatura |
author |
Bueno, Luís |
author_facet |
Bueno, Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading. |
topic |
literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading. |
description |
Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian ensino médio may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/1754 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/31246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897033900032 |