Literatura na história e não história da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Luís
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102
Resumo: Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian “ensino médio” may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text.
id UFPR-4_9dd509c43103193bd408faa7cf2abbfb
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2102
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Literatura na história e não história da literaturaliteratura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading. Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian “ensino médio” may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-1361984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/1754https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/31246Bueno, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2102Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na história e não história da literatura
title Literatura na história e não história da literatura
spellingShingle Literatura na história e não história da literatura
Bueno, Luís
literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading.
title_short Literatura na história e não história da literatura
title_full Literatura na história e não história da literatura
title_fullStr Literatura na história e não história da literatura
title_full_unstemmed Literatura na história e não história da literatura
title_sort Literatura na história e não história da literatura
author Bueno, Luís
author_facet Bueno, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading.
topic literatura brasileira; ensino de literatura; leitura; Brazilian literature; literature teaching; reading.
description Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura. Literature in history and non-history of literature Abstract This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian “ensino médio” may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/1754
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2102/31246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 127-136
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897033900032