Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Claudia Madruga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808
Resumo: Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.
id UFPR-4_9ec68f015343e283380eaf16edaa6b38
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49808
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEducaçãoMestrado Profissional; Formação de professores.EducaçãoNas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.UFPRCunha, Claudia MadrugaVieira, Flávia2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808/31733https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808/32709Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:29:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/49808Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:29:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Cunha, Claudia Madruga
Educação
Mestrado Profissional; Formação de professores.
Educação
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Cunha, Claudia Madruga
author_facet Cunha, Claudia Madruga
Vieira, Flávia
author_role author
author2 Vieira, Flávia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Claudia Madruga
Vieira, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mestrado Profissional; Formação de professores.
Educação
topic Educação
Mestrado Profissional; Formação de professores.
Educação
description Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808/31733
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808/32709
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898194673664