A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Eduardo Candido
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albuquerque, Cristina Maria Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido.
id UFPR-4_a5da70143cfad6cab0981dd54b0819b1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52923
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and PortugalEducaçãoEducaçãoA inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido.UFPRPereira, Carlos Eduardo CandidoAlbuquerque, Cristina Maria Pinto2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-41Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-41Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923/34095Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:51:45Zoai:revistas.ufpr.br:article/52923Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:51:45Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
title A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
spellingShingle A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
Pereira, Carlos Eduardo Candido
Educação
Educação
title_short A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
title_full A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
title_fullStr A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
title_full_unstemmed A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
title_sort A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
author Pereira, Carlos Eduardo Candido
author_facet Pereira, Carlos Eduardo Candido
Albuquerque, Cristina Maria Pinto
author_role author
author2 Albuquerque, Cristina Maria Pinto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carlos Eduardo Candido
Albuquerque, Cristina Maria Pinto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
topic Educação
Educação
description A inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923/34095
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-41
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-41
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 27-41
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898241859584