A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido. |
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