Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Josenilde Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chahini, Thelma Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016
Resumo: Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior.  
id VERACRUZ-0_a834e15a01084994c6ef4217553df57d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24016
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher educationEducação superiorEstudantes com deficiênciaInclusão.Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401610.34117/bjdv7n1-790Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11590-11599Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11590-11599Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11590-115992525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016/19265Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Josenilde OliveiraChahini, Thelma Helena Costa2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24016Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.604441Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
title Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
Pereira, Josenilde Oliveira
Educação superior
Estudantes com deficiência
Inclusão.
title_short Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
title_full Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
title_sort Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
author Pereira, Josenilde Oliveira
author_facet Pereira, Josenilde Oliveira
Chahini, Thelma Helena Costa
author_role author
author2 Chahini, Thelma Helena Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Josenilde Oliveira
Chahini, Thelma Helena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Estudantes com deficiência
Inclusão.
topic Educação superior
Estudantes com deficiência
Inclusão.
description Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016
10.34117/bjdv7n1-790
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016/19265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11590-11599
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11590-11599
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11590-11599
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509477269504