Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior. |
id |
VERACRUZ-0_a834e15a01084994c6ef4217553df57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24016 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher educationEducação superiorEstudantes com deficiênciaInclusão.Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401610.34117/bjdv7n1-790Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11590-11599Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11590-11599Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11590-115992525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016/19265Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Josenilde OliveiraChahini, Thelma Helena Costa2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24016Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.604441Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
title |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
spellingShingle |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education Pereira, Josenilde Oliveira Educação superior Estudantes com deficiência Inclusão. |
title_short |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
title_full |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
title_fullStr |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
title_full_unstemmed |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
title_sort |
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior / Inclusion of students with disabilities in higher education |
author |
Pereira, Josenilde Oliveira |
author_facet |
Pereira, Josenilde Oliveira Chahini, Thelma Helena Costa |
author_role |
author |
author2 |
Chahini, Thelma Helena Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Josenilde Oliveira Chahini, Thelma Helena Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Estudantes com deficiência Inclusão. |
topic |
Educação superior Estudantes com deficiência Inclusão. |
description |
Este estudo teve por objetivo primário analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, tomando como referência as políticas institucionais de acessibilidade desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA a partir do Núcleo de Acessibilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 6 estudantes atendidos sistematicamente pelo Núcleo, no qual se destacam os com deficiência visual (baixa visão e cegueira) e com surdez, segmentos, esses, que mais demandam os serviços especializados do referido Núcleo. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que apesar da existência de barreiras que obstaculizam a participação plena dos estudantes com deficiência na universidade, o serviço de apoio disponibilizado pelo Núcleo constitui um recurso fundamental para assegurar aos referidos estudantes, êxito durante suas experiências na Educação Superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016 10.34117/bjdv7n1-790 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24016/19265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11590-11599 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11590-11599 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11590-11599 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509477269504 |