Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200
Resumo: O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não pro­blematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.
id UFPR-4_a5e167c2b5e99ffb3bd96727996cc99f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28200
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidadesEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação Superior, Inclusão-Exclusão Social, UniversalizaçãoPolíticas educacionaisO processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não pro­blematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.UFPRLima, Paulo Gomes2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-2641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/22083https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/30697info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/28200Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
title Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
spellingShingle Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
Lima, Paulo Gomes
Educação; Tópicos Específicos de Educação
Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização
Políticas educacionais
title_short Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
title_full Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
title_fullStr Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
title_full_unstemmed Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
title_sort Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
author Lima, Paulo Gomes
author_facet Lima, Paulo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização
Políticas educacionais
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização
Políticas educacionais
description O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não pro­blematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/22083
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/30697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902035607552