Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200 |
Resumo: | O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não problematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital. |
id |
UFPR-4_a5e167c2b5e99ffb3bd96727996cc99f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/28200 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidadesEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação Superior, Inclusão-Exclusão Social, UniversalizaçãoPolíticas educacionaisO processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não problematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.UFPRLima, Paulo Gomes2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-2641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/22083https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/30697info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/28200Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
title |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
spellingShingle |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades Lima, Paulo Gomes Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização Políticas educacionais |
title_short |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
title_full |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
title_fullStr |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
title_sort |
Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades |
author |
Lima, Paulo Gomes |
author_facet |
Lima, Paulo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização Políticas educacionais |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização Políticas educacionais |
description |
O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não problematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/22083 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200/30697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 243-264 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902035607552 |