O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ramon de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751
Resumo: Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mer-cado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação fecunda no sentido da mobilidade social. A vinculação estabelecida entre escola e trabalho trata-se de uma necessidade posta enquanto condição de sobrevivência e de uma melhor condição de vida.* * *This study presents the results of a survey conducted with secondary education students from the public school network in the state of Pernambuco, the purpose of which was to obtain the opinion of young people on the contribution of schooling to their training as workers. 115 young day and night students from the 11th and 12th grades of secondary education were interviewed, including full-time schools. The 17 schools involved are located in the greater Recife region. Using literature geared to the discussion on youth as a reference, in addition to the relationship between the world of work, school and youth, we concluded that public schooling, considering that the aim of young people is to join the employment market, promotes the learning of the minimum required to enter this market in a premature and precarious manner. Young people wish to change their social status in some way or another, and as such regard work and school as fertile relationship in the sense of social mobility. The association young people establish between school and work does not arise from a solid analysis of how school can contribute to someone joining the employment market. This is a need which exists as a condition for survival and a desire to change one’s life, not just one ́s own, but more often than not, that of the individual’s parents and family members.
id UFPR-4_aef2e9213fd05b8e5515fb640e7f7921
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52751
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung peopleTópicos Específicos de EducaçãoJuventude; Mobilidade Social; Ensino Médio / Young People; Work; Secondary Education7.08.07.07-8 Ensino ProfissionalizanteApresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mer-cado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação fecunda no sentido da mobilidade social. A vinculação estabelecida entre escola e trabalho trata-se de uma necessidade posta enquanto condição de sobrevivência e de uma melhor condição de vida.* * *This study presents the results of a survey conducted with secondary education students from the public school network in the state of Pernambuco, the purpose of which was to obtain the opinion of young people on the contribution of schooling to their training as workers. 115 young day and night students from the 11th and 12th grades of secondary education were interviewed, including full-time schools. The 17 schools involved are located in the greater Recife region. Using literature geared to the discussion on youth as a reference, in addition to the relationship between the world of work, school and youth, we concluded that public schooling, considering that the aim of young people is to join the employment market, promotes the learning of the minimum required to enter this market in a premature and precarious manner. Young people wish to change their social status in some way or another, and as such regard work and school as fertile relationship in the sense of social mobility. The association young people establish between school and work does not arise from a solid analysis of how school can contribute to someone joining the employment market. This is a need which exists as a condition for survival and a desire to change one’s life, not just one ́s own, but more often than not, that of the individual’s parents and family members.UFPRCNPQCAPESUniversidade Federal de PernambucoOliveira, Ramon de2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-197Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-197Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-1971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751/34713Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T20:56:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/52751Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T20:56:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
title O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
spellingShingle O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
Oliveira, Ramon de
Tópicos Específicos de Educação
Juventude; Mobilidade Social; Ensino Médio / Young People; Work; Secondary Education
7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
title_short O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
title_full O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
title_fullStr O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
title_full_unstemmed O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
title_sort O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil / Secondary Education, work andyoung people
author Oliveira, Ramon de
author_facet Oliveira, Ramon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
CAPES
Universidade Federal de Pernambuco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ramon de
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
Juventude; Mobilidade Social; Ensino Médio / Young People; Work; Secondary Education
7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
topic Tópicos Específicos de Educação
Juventude; Mobilidade Social; Ensino Médio / Young People; Work; Secondary Education
7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
description Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mer-cado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação fecunda no sentido da mobilidade social. A vinculação estabelecida entre escola e trabalho trata-se de uma necessidade posta enquanto condição de sobrevivência e de uma melhor condição de vida.* * *This study presents the results of a survey conducted with secondary education students from the public school network in the state of Pernambuco, the purpose of which was to obtain the opinion of young people on the contribution of schooling to their training as workers. 115 young day and night students from the 11th and 12th grades of secondary education were interviewed, including full-time schools. The 17 schools involved are located in the greater Recife region. Using literature geared to the discussion on youth as a reference, in addition to the relationship between the world of work, school and youth, we concluded that public schooling, considering that the aim of young people is to join the employment market, promotes the learning of the minimum required to enter this market in a premature and precarious manner. Young people wish to change their social status in some way or another, and as such regard work and school as fertile relationship in the sense of social mobility. The association young people establish between school and work does not arise from a solid analysis of how school can contribute to someone joining the employment market. This is a need which exists as a condition for survival and a desire to change one’s life, not just one ́s own, but more often than not, that of the individual’s parents and family members.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52751/34713
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-197
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-197
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 177-197
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891516293120