Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzeto, Vilza Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Adelson Fernandes, Pedrosa, José Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038
Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada.  Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade.
id UTFPR-7_acb1341bfc210f06868ff50141c2b938
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12038
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTSIntegration between general and professional training and approach CTS: analysis of an educational practice of biology in professional and technological education7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino ProfissionalizanteIntegração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de BiologiaEsta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada.  Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade.This research is inserted in the field of Professional and Technological Education in the interface with Science Education and studies on Science-Technology-Society. This is a case study from an ethnographic perspective, in which we sought to characterize a set of Biology classes, at a Federal School, guided by the following questions: the teaching of Biology occurs in order to promote or hinder integration between general and professional training? Are science, technology and society present in the investigated educational practice? Is the Science-Technology-Society approach linked to the characterization of this practice from the point of view of integration? From the perspective of the teacher and the interviewed students, integration does not happen in the investigated educational practice, and science, technology and society are present, but contingently and not explicitly interrelated so that basic and specific knowledge are part of the curriculum in an articulated and integrated way. It was concluded that the integration between general and professional training could have been enhanced by the effective presence of the Science-Technology-Society approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Centro Federal Educação Tecnológica de Minas GeraisLorenzeto, Vilza CristinaMoreira, Adelson FernandesPedrosa, José Geraldo2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1203810.3895/rbect.v14n1.12038Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1703https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1704Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:09Zoai:periodicos.utfpr:article/12038Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:09Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
Integration between general and professional training and approach CTS: analysis of an educational practice of biology in professional and technological education
title Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
spellingShingle Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
Lorenzeto, Vilza Cristina
7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia
title_short Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
title_full Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
title_fullStr Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
title_full_unstemmed Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
title_sort Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
author Lorenzeto, Vilza Cristina
author_facet Lorenzeto, Vilza Cristina
Moreira, Adelson Fernandes
Pedrosa, José Geraldo
author_role author
author2 Moreira, Adelson Fernandes
Pedrosa, José Geraldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais

dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzeto, Vilza Cristina
Moreira, Adelson Fernandes
Pedrosa, José Geraldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia
topic 7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia
description Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada.  Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038
10.3895/rbect.v14n1.12038
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n1.12038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1703
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1704
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870590115840