Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038 |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada. Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. |
id |
UTFPR-7_acb1341bfc210f06868ff50141c2b938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12038 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTSIntegration between general and professional training and approach CTS: analysis of an educational practice of biology in professional and technological education7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino ProfissionalizanteIntegração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de BiologiaEsta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada. Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade.This research is inserted in the field of Professional and Technological Education in the interface with Science Education and studies on Science-Technology-Society. This is a case study from an ethnographic perspective, in which we sought to characterize a set of Biology classes, at a Federal School, guided by the following questions: the teaching of Biology occurs in order to promote or hinder integration between general and professional training? Are science, technology and society present in the investigated educational practice? Is the Science-Technology-Society approach linked to the characterization of this practice from the point of view of integration? From the perspective of the teacher and the interviewed students, integration does not happen in the investigated educational practice, and science, technology and society are present, but contingently and not explicitly interrelated so that basic and specific knowledge are part of the curriculum in an articulated and integrated way. It was concluded that the integration between general and professional training could have been enhanced by the effective presence of the Science-Technology-Society approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Centro Federal Educação Tecnológica de Minas GeraisLorenzeto, Vilza CristinaMoreira, Adelson FernandesPedrosa, José Geraldo2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1203810.3895/rbect.v14n1.12038Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1703https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1704Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:09Zoai:periodicos.utfpr:article/12038Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:09Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS Integration between general and professional training and approach CTS: analysis of an educational practice of biology in professional and technological education |
title |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
spellingShingle |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS Lorenzeto, Vilza Cristina 7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia |
title_short |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
title_full |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
title_fullStr |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
title_full_unstemmed |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
title_sort |
Análise da prática educativa de biologia na educação profissional e tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS |
author |
Lorenzeto, Vilza Cristina |
author_facet |
Lorenzeto, Vilza Cristina Moreira, Adelson Fernandes Pedrosa, José Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Adelson Fernandes Pedrosa, José Geraldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzeto, Vilza Cristina Moreira, Adelson Fernandes Pedrosa, José Geraldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia |
topic |
7.08.00.00-6 Educação;7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante Integração entre formação geral e profissional; Abordagem CTS; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Prática educativa; Ensino de Biologia |
description |
Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Profissional e Tecnológica na interface com Educação em Ciências e estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Trata-se de um estudo de caso de perspectiva etnográfica, em que buscou-se caracterizar um conjunto de aulas de Biologia, em uma escola da Rede Federal, orientado pelas seguintes questões: o ensino de Biologia ocorre de modo a promover ou dificultar a integração entre formação geral e profissional? Ciência, tecnologia e sociedade se fazem presentes na prática educativa investigada? A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade se vincula com a caracterização dessa prática do ponto de vista da integração? Na perspectiva do professor e dos alunos entrevistados, a integração não acontece na prática educativa investigada, e a ciência, a tecnologia e a sociedade se fazem presentes, mas de forma contingente e não inter-relacionadas explicitamente, para que os conhecimentos básicos e específicos façam parte do currículo de forma articulada e integrada. Concluiu-se que a integração entre formação geral e profissional poderia ter sido potencializada pela presença efetiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038 10.3895/rbect.v14n1.12038 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.12038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12038/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1703 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12038/1704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870590115840 |