SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cristiane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.
id UFG-3_dacd52859b0493e7e0cc6aff21b8047a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33459
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLAPsicanáliseEscolaEducação infantilAquisição do conhecimentoDesejo de saberEste artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3345910.5216/ia.v39i3.33459Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-6631981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459/17729Cruz, CristianeBorges, Soniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33459Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.693668Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
title SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
spellingShingle SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
Cruz, Cristiane
Psicanálise
Escola
Educação infantil
Aquisição do conhecimento
Desejo de saber
title_short SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
title_full SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
title_fullStr SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
title_full_unstemmed SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
title_sort SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
author Cruz, Cristiane
author_facet Cruz, Cristiane
Borges, Sonia
author_role author
author2 Borges, Sonia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Cristiane
Borges, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Escola
Educação infantil
Aquisição do conhecimento
Desejo de saber
topic Psicanálise
Escola
Educação infantil
Aquisição do conhecimento
Desejo de saber
description Este artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459
10.5216/ia.v39i3.33459
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i3.33459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459/17729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762679255040