SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459 |
Resumo: | Este artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo. |
id |
UFG-3_dacd52859b0493e7e0cc6aff21b8047a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33459 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLAPsicanáliseEscolaEducação infantilAquisição do conhecimentoDesejo de saberEste artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3345910.5216/ia.v39i3.33459Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-6631981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459/17729Cruz, CristianeBorges, Soniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33459Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.693668Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
title |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
spellingShingle |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA Cruz, Cristiane Psicanálise Escola Educação infantil Aquisição do conhecimento Desejo de saber |
title_short |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
title_full |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
title_fullStr |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
title_sort |
SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA |
author |
Cruz, Cristiane |
author_facet |
Cruz, Cristiane Borges, Sonia |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Sonia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Cristiane Borges, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Escola Educação infantil Aquisição do conhecimento Desejo de saber |
topic |
Psicanálise Escola Educação infantil Aquisição do conhecimento Desejo de saber |
description |
Este artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459 10.5216/ia.v39i3.33459 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i3.33459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459/17729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 651-663 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762679255040 |