Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munakata, Kazumi
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817
Resumo: Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.
id UFPR-4_b739a195a792dd90d944124f7b409046
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32817
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografiaComenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.UFPRMunakata, Kazumi2001-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/20801https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/31209info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:56:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/32817Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:56:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
title Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
spellingShingle Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
Munakata, Kazumi
title_short Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
title_full Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
title_fullStr Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
title_full_unstemmed Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
title_sort Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
author Munakata, Kazumi
author_facet Munakata, Kazumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Munakata, Kazumi
description Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/20801
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/31209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52
Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52
Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892871053312