Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817 |
Resumo: | Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro. |
id |
UFPR-4_b739a195a792dd90d944124f7b409046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32817 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografiaComenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.UFPRMunakata, Kazumi2001-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/20801https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/31209info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:56:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/32817Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:56:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
title |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
spellingShingle |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia Munakata, Kazumi |
title_short |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
title_full |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
title_fullStr |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
title_full_unstemmed |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
title_sort |
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia |
author |
Munakata, Kazumi |
author_facet |
Munakata, Kazumi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munakata, Kazumi |
description |
Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade – o relógio e a tipografia –, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/20801 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32817/31209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52 Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52 Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 43-52 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892871053312 |