A relação educador-educando no projeto axé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilanova, Edvalda Cecília Abud
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059
Resumo: O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model.
id UFPR-4_b8157692de7bf01abf406e2d57e55df2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2059
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A relação educador-educando no projeto axérelação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project. O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/1711https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/31158Vilanova, Edvalda Cecília Abudinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2059Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação educador-educando no projeto axé
title A relação educador-educando no projeto axé
spellingShingle A relação educador-educando no projeto axé
Vilanova, Edvalda Cecília Abud
relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project.
title_short A relação educador-educando no projeto axé
title_full A relação educador-educando no projeto axé
title_fullStr A relação educador-educando no projeto axé
title_full_unstemmed A relação educador-educando no projeto axé
title_sort A relação educador-educando no projeto axé
author Vilanova, Edvalda Cecília Abud
author_facet Vilanova, Edvalda Cecília Abud
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilanova, Edvalda Cecília Abud
dc.subject.por.fl_str_mv relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project.
topic relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project.
description O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/1711
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/31158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897636831232