A relação educador-educando no projeto axé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059 |
Resumo: | O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model. |
id |
UFPR-4_b8157692de7bf01abf406e2d57e55df2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2059 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação educador-educando no projeto axérelação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project. O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/1711https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/31158Vilanova, Edvalda Cecília Abudinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2059Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação educador-educando no projeto axé |
title |
A relação educador-educando no projeto axé |
spellingShingle |
A relação educador-educando no projeto axé Vilanova, Edvalda Cecília Abud relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project. |
title_short |
A relação educador-educando no projeto axé |
title_full |
A relação educador-educando no projeto axé |
title_fullStr |
A relação educador-educando no projeto axé |
title_full_unstemmed |
A relação educador-educando no projeto axé |
title_sort |
A relação educador-educando no projeto axé |
author |
Vilanova, Edvalda Cecília Abud |
author_facet |
Vilanova, Edvalda Cecília Abud |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilanova, Edvalda Cecília Abud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project. |
topic |
relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ; teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project. |
description |
O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo. Abstract This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher´s role as a model. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/1711 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2059/31158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 93-97 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897636831232 |