Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Paulo Vinícius Baptista da
Publication Date: 2013
Other Authors: de Souza, Gizele
Format: Article
Language: por
Source: Educar em Revista
Download full: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336
Summary: O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. 
id UFPR-4_bcc8282e602cbc4d5bd15b21eedb0f5e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31336
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação InfantilO artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. UFPRSilva, Paulo Vinícius Baptista dade Souza, Gizele2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/20045https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/30776info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/31336Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
title Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
spellingShingle Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
Silva, Paulo Vinícius Baptista da
title_short Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
title_full Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
title_fullStr Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
title_sort Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
author Silva, Paulo Vinícius Baptista da
author_facet Silva, Paulo Vinícius Baptista da
de Souza, Gizele
author_role author
author2 de Souza, Gizele
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Vinícius Baptista da
de Souza, Gizele
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/20045
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/30776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989829153816576