Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Educar em Revista |
Download full: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336 |
Summary: | O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. |
id |
UFPR-4_bcc8282e602cbc4d5bd15b21eedb0f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/31336 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação InfantilO artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. UFPRSilva, Paulo Vinícius Baptista dade Souza, Gizele2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/20045https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/30776info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/31336Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
title |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil Silva, Paulo Vinícius Baptista da |
title_short |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
title_full |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
title_sort |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil |
author |
Silva, Paulo Vinícius Baptista da |
author_facet |
Silva, Paulo Vinícius Baptista da de Souza, Gizele |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Gizele |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinícius Baptista da de Souza, Gizele |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/20045 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336/30776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 35-50 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1788989829153816576 |