Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309 |
Resumo: | O presente trabalho descreve um instrumento para avaliação de textos produzidos por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Instrumentos que permitam analisar as dificuldades dos alunos são cruciais na avaliação formativa para que se possa desenvolver um plano de ensino adequado às necessidades dos alunos. Teoricamente, o instrumento baseia-se na distinção feita por Nunes e Bryant (2014) entre a relação direta e indireta entre as formas da língua falada e escrita, privilegiando a relação indireta, através de conceitos inferidos pela experiência com a língua. O instrumento utilizado é formado por duas escalas, a primeira avalia a organização sintática e a segunda a qualidade do texto. A relevância do instrumento foi analisada através de sua aplicação a textos produzidos por 18 usuários de LIBRAS que frequentam escolas para alunos surdos na região de Porto Alegre. Obteve-se uma distribuição normal dos escores, sem efeito de chão ou de teto, o que sugere a adequação do instrumento à amostra selecionada. Observou-se um bom nível de fidedignidade do instrumento, obtendo-se também uma indicação positiva de sua validade conceitual, através da correlação entre as duas escalas. Conclui-se que o instrumento pode ser usado na avaliação formativa de usuários de LIBRAS, permitindo identificar aspectos da produção de textos que possam ser trabalhados prioritariamente pelo professor. |
id |
UFPR-4_bcca329b52e49c3a9e652f99004bc7bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48309 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de LibrasEducaçãoAvaliação da escrita; Escrita do estudante surdo; Textos de estudantes surdos; LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Português escritoEducaçãoO presente trabalho descreve um instrumento para avaliação de textos produzidos por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Instrumentos que permitam analisar as dificuldades dos alunos são cruciais na avaliação formativa para que se possa desenvolver um plano de ensino adequado às necessidades dos alunos. Teoricamente, o instrumento baseia-se na distinção feita por Nunes e Bryant (2014) entre a relação direta e indireta entre as formas da língua falada e escrita, privilegiando a relação indireta, através de conceitos inferidos pela experiência com a língua. O instrumento utilizado é formado por duas escalas, a primeira avalia a organização sintática e a segunda a qualidade do texto. A relevância do instrumento foi analisada através de sua aplicação a textos produzidos por 18 usuários de LIBRAS que frequentam escolas para alunos surdos na região de Porto Alegre. Obteve-se uma distribuição normal dos escores, sem efeito de chão ou de teto, o que sugere a adequação do instrumento à amostra selecionada. Observou-se um bom nível de fidedignidade do instrumento, obtendo-se também uma indicação positiva de sua validade conceitual, através da correlação entre as duas escalas. Conclui-se que o instrumento pode ser usado na avaliação formativa de usuários de LIBRAS, permitindo identificar aspectos da produção de textos que possam ser trabalhados prioritariamente pelo professor.UFPRNunes, TerezinhaVargas, Rosane2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-141Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-141Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-1411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309/29851https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309/30225Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48309Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
title |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
spellingShingle |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras Nunes, Terezinha Educação Avaliação da escrita; Escrita do estudante surdo; Textos de estudantes surdos; LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Português escrito Educação |
title_short |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
title_full |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
title_fullStr |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
title_full_unstemmed |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
title_sort |
Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras |
author |
Nunes, Terezinha |
author_facet |
Nunes, Terezinha Vargas, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Terezinha Vargas, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação da escrita; Escrita do estudante surdo; Textos de estudantes surdos; LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Português escrito Educação |
topic |
Educação Avaliação da escrita; Escrita do estudante surdo; Textos de estudantes surdos; LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Português escrito Educação |
description |
O presente trabalho descreve um instrumento para avaliação de textos produzidos por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Instrumentos que permitam analisar as dificuldades dos alunos são cruciais na avaliação formativa para que se possa desenvolver um plano de ensino adequado às necessidades dos alunos. Teoricamente, o instrumento baseia-se na distinção feita por Nunes e Bryant (2014) entre a relação direta e indireta entre as formas da língua falada e escrita, privilegiando a relação indireta, através de conceitos inferidos pela experiência com a língua. O instrumento utilizado é formado por duas escalas, a primeira avalia a organização sintática e a segunda a qualidade do texto. A relevância do instrumento foi analisada através de sua aplicação a textos produzidos por 18 usuários de LIBRAS que frequentam escolas para alunos surdos na região de Porto Alegre. Obteve-se uma distribuição normal dos escores, sem efeito de chão ou de teto, o que sugere a adequação do instrumento à amostra selecionada. Observou-se um bom nível de fidedignidade do instrumento, obtendo-se também uma indicação positiva de sua validade conceitual, através da correlação entre as duas escalas. Conclui-se que o instrumento pode ser usado na avaliação formativa de usuários de LIBRAS, permitindo identificar aspectos da produção de textos que possam ser trabalhados prioritariamente pelo professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309/29851 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309/30225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-141 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-141 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 125-141 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894216376320 |