A aquisição da linguagem na relação libras x português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000wspb |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. |
id |
UFSM_a9e538c0708c3451d97ba0f891a116a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1037 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A aquisição da linguagem na relação libras x portuguêsThe acquisition of the language concerning the signal brazilian language versus portugueseEducaçãoEscolaEscritaLíngua de sinaisSurdoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.The research project "The acquisition of the language concerning the Signal Brazilian Language versus Portuguese had the objective of proving that the process of acquisition of writing in a second language requires a good domain of the native language. The domain of signal language allows these students to get knowledge and information of the world. In the case of the deaf pupil, the appropriation of the knowledge must be internalized in his natural language, the Brazilian language of signals, in order to produce and transfer knowledge to L2, i.e writing in Portuguese. I worked with children tales, involving the abilities of reading, understanding and telling stories in the language of signals, due to the understanding that the teaching of writing Portuguese. After this process, the story was retold in signal! Brazilian !language and in Portuguese, making use of the written word. Some difficulties had been found in the writing of deaf people, however these difficulties do not constitute barriers, but possible references for the pedagogical work in the teaching of Portuguese as a second language. ln this perspective of work, it was perceived the necessity of calling the attention of the teachers, who work with education of deaf people, for a resignification of the pedagogical! activities that they need to implement in visual practices, as well as in curricular contextüalized with the reality, in order to promote an enlargement in the learning and in the development of the deaf person as citizen, putting the language af signals in the central place of the educational process.O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio da língua de sinais permite a esses estudantes elaborar conhecimentos e informações de mundo. No caso do aluno surdo, a apropriação do conhecimento deve estar internalizada em sua língua natural, a língua brasileira de sinais, para que assim ele possa produzir e transferir conhecimentos para a L2, no caso em discussão, o português escrito. Pelo entendimento de que as atividades de leitura e produção de textos são um dos fatores relevantes no ensino do português escrito, trabalhei com histórias infantis, envolvendo as habilidades de ler, entender e contar em língua de sinais. Após esse processo parti para o reconto da história em Libras e no português, mediado pelo uso da palavra escrita. Algumas dificuldades foram encontradas na escrita dos surdos, no entanto essas dificuldades não se constituem como barreiras, mas em possíveis referências para o trabalho pedagógico no ensino do português como segunda língua. Nesta perspectiva de trabalho, percebeu-se a necessidade de chamar a atenção dos professores que trabalham com a educação de surdos para uma resignificação das atividades pedagógicas que precisam assessorar-se em práticas visuais e em currículos contextualizados na realidade, para que aconteça uma ampliação na aprendizagem e no desenvolvimento surdo como cidadão, tendo a língua de sinais na centralidade de toda a educação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLunardi-Lazzarin, Márcia LiseAntunes, Circe Fagundes2015-09-21T20:02:21Z2015-09-21T20:02:21Z20072007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037ark:/26339/001300000wspbporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição da linguagem na relação libras x português The acquisition of the language concerning the signal brazilian language versus portuguese |
title |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
spellingShingle |
A aquisição da linguagem na relação libras x português Antunes, Circe Fagundes Educação Escola Escrita Língua de sinais Surdo |
title_short |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
title_full |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
title_fullStr |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
title_full_unstemmed |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
title_sort |
A aquisição da linguagem na relação libras x português |
author |
Antunes, Circe Fagundes |
author_facet |
Antunes, Circe Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Circe Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola Escrita Língua de sinais Surdo |
topic |
Educação Escola Escrita Língua de sinais Surdo |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2015-09-21T20:02:21Z 2015-09-21T20:02:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000wspb |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000wspb |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612517129551872 |