Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1978 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402 |
Resumo: | Observações, levantamentos de dados estatísticos, pesquisas, formas de comportamento de estudantes projetando insatisfação, famílias em esforço contínuo para assessorarem a educação de seus filhos de um lado e de outro, a percentagem elevada do contingente jovem da população representando força potencial, transformam-se em preocupação para os educadores e os coloca numa atitude inquiridora e reflexiva. A atitude inquiridora procura levantar perguntas sobre causas e a reflexiva, indo além, preocupa-se com as proposições alternativas sobre formas de “fazer” a Educação. Talvez não se trate de descobrir “nova formas” como propõe Walter E. Garcia na introdução da obra que organizou que se intitula Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento. |
id |
UFPR-4_be933646849b97309f43cae76f70d6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/35402 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do ParanáEducaçãoEducação; Ante-projeto; Estudos de Currículo; Universidade Federal do ParanáEducaçãoObservações, levantamentos de dados estatísticos, pesquisas, formas de comportamento de estudantes projetando insatisfação, famílias em esforço contínuo para assessorarem a educação de seus filhos de um lado e de outro, a percentagem elevada do contingente jovem da população representando força potencial, transformam-se em preocupação para os educadores e os coloca numa atitude inquiridora e reflexiva. A atitude inquiridora procura levantar perguntas sobre causas e a reflexiva, indo além, preocupa-se com as proposições alternativas sobre formas de “fazer” a Educação. Talvez não se trate de descobrir “nova formas” como propõe Walter E. Garcia na introdução da obra que organizou que se intitula Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento.UFPRMilléo Pavão, ZéliaMaria de Siqueira Pedra, NilcéaAlves do Socorro, Maria LuciaPedra, José Alberto1978-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-39Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-39Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-391984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402/21933info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:11:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/35402Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:11:59Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
title |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
spellingShingle |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná Milléo Pavão, Zélia Educação Educação; Ante-projeto; Estudos de Currículo; Universidade Federal do Paraná Educação |
title_short |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
title_full |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
title_fullStr |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
title_full_unstemmed |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
title_sort |
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná |
author |
Milléo Pavão, Zélia |
author_facet |
Milléo Pavão, Zélia Maria de Siqueira Pedra, Nilcéa Alves do Socorro, Maria Lucia Pedra, José Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Maria de Siqueira Pedra, Nilcéa Alves do Socorro, Maria Lucia Pedra, José Alberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milléo Pavão, Zélia Maria de Siqueira Pedra, Nilcéa Alves do Socorro, Maria Lucia Pedra, José Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; Ante-projeto; Estudos de Currículo; Universidade Federal do Paraná Educação |
topic |
Educação Educação; Ante-projeto; Estudos de Currículo; Universidade Federal do Paraná Educação |
description |
Observações, levantamentos de dados estatísticos, pesquisas, formas de comportamento de estudantes projetando insatisfação, famílias em esforço contínuo para assessorarem a educação de seus filhos de um lado e de outro, a percentagem elevada do contingente jovem da população representando força potencial, transformam-se em preocupação para os educadores e os coloca numa atitude inquiridora e reflexiva. A atitude inquiridora procura levantar perguntas sobre causas e a reflexiva, indo além, preocupa-se com as proposições alternativas sobre formas de “fazer” a Educação. Talvez não se trate de descobrir “nova formas” como propõe Walter E. Garcia na introdução da obra que organizou que se intitula Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento. |
publishDate |
1978 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1978-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35402/21933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-39 Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-39 Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1978); p. 5-39 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895401267200 |