Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ginaldo Cardoso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e objetiva analisar como a prática tem se posicionado como uma política da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira. O aporte teórico-metodológico apoia-se nas noções de verdade e prática de Michel Foucault. Para a produção das informações acerca do objeto, a pesquisa seguiu por dois itinerários: o primeiro consistiu no mapeamento de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação e ao desenvolvimento profissional de professores/as, e o segundo itinerário buscou reunir, por meio da realização de grupos de discussão, um composto de falas de professores/ as iniciantes e coordenadores/as pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Caetité, no Estado da Bahia, que atuam em escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental. Os achados da pesquisa permitem concluir que a prática constitui a política geral da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira, mediante a produção de um conjunto de princípios-verdades que fazem funcionar normas, regras, valores e atitudes como manifestação do verdadeiro na condução e produção de professores/as iniciantes, visando ao exercício da docência na contemporaneidade.  
id UFPR-4_c3519faa18f047ebc53ba7c8989fb7d0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/83282
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdadeEducação; Formação de professores; Inserção na docênciaInserção profissional; Verdade; Prática; Princípios-verdades; Docência.Inserção profissional na docênciaEste artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e objetiva analisar como a prática tem se posicionado como uma política da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira. O aporte teórico-metodológico apoia-se nas noções de verdade e prática de Michel Foucault. Para a produção das informações acerca do objeto, a pesquisa seguiu por dois itinerários: o primeiro consistiu no mapeamento de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação e ao desenvolvimento profissional de professores/as, e o segundo itinerário buscou reunir, por meio da realização de grupos de discussão, um composto de falas de professores/ as iniciantes e coordenadores/as pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Caetité, no Estado da Bahia, que atuam em escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental. Os achados da pesquisa permitem concluir que a prática constitui a política geral da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira, mediante a produção de um conjunto de princípios-verdades que fazem funcionar normas, regras, valores e atitudes como manifestação do verdadeiro na condução e produção de professores/as iniciantes, visando ao exercício da docência na contemporaneidade.  UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Araújo, Ginaldo Cardoso de2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83282Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83282Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e832821984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282/50854Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/83282Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:03Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
title Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
spellingShingle Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
Araújo, Ginaldo Cardoso de
Educação; Formação de professores; Inserção na docência
Inserção profissional; Verdade; Prática; Princípios-verdades; Docência.
Inserção profissional na docência
title_short Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
title_full Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
title_fullStr Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
title_full_unstemmed Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
title_sort Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
author Araújo, Ginaldo Cardoso de
author_facet Araújo, Ginaldo Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ginaldo Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de professores; Inserção na docência
Inserção profissional; Verdade; Prática; Princípios-verdades; Docência.
Inserção profissional na docência
topic Educação; Formação de professores; Inserção na docência
Inserção profissional; Verdade; Prática; Princípios-verdades; Docência.
Inserção profissional na docência
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e objetiva analisar como a prática tem se posicionado como uma política da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira. O aporte teórico-metodológico apoia-se nas noções de verdade e prática de Michel Foucault. Para a produção das informações acerca do objeto, a pesquisa seguiu por dois itinerários: o primeiro consistiu no mapeamento de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação e ao desenvolvimento profissional de professores/as, e o segundo itinerário buscou reunir, por meio da realização de grupos de discussão, um composto de falas de professores/ as iniciantes e coordenadores/as pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Caetité, no Estado da Bahia, que atuam em escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental. Os achados da pesquisa permitem concluir que a prática constitui a política geral da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira, mediante a produção de um conjunto de princípios-verdades que fazem funcionar normas, regras, valores e atitudes como manifestação do verdadeiro na condução e produção de professores/as iniciantes, visando ao exercício da docência na contemporaneidade.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282/50854
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83282
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83282
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83282
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900827648000