O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guarnieri, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465
Resumo: A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.
id UNESP-15_4b87d4ca4c1548fee688e68adc84c96e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8465
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no BrasilFormação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/846510.21723/RIAEE.v11.n2.p625Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-643Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-6431982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465/5818Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nathália Cristina Amorim Tamaio deGuarnieri, Maria Regina2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8465Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
title O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
spellingShingle O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de
Formação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.
title_short O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
title_full O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
title_fullStr O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
title_full_unstemmed O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
title_sort O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
author Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de
author_facet Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de
Guarnieri, Maria Regina
author_role author
author2 Guarnieri, Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de
Guarnieri, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.
topic Formação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.
description A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465
10.21723/RIAEE.v11.n2.p625
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465/5818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-643
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-643
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854482194432