Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gobbato, Carolina, Kremer, Claines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104
Resumo: Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.
id UFPR-4_c6f2bd884902f80b0a4edbfffbd1f938
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/89104
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard SennetEducação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação.Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett.Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação.Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.UFPRBarbosa, Maria Carmen SilveiraGobbato, CarolinaKremer, Claines2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e891041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51923https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51924Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/89104Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
title Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
spellingShingle Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação.
Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação.
title_short Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
title_full Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
title_fullStr Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
title_full_unstemmed Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
title_sort Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
author Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_facet Barbosa, Maria Carmen Silveira
Gobbato, Carolina
Kremer, Claines
author_role author
author2 Gobbato, Carolina
Kremer, Claines
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
Gobbato, Carolina
Kremer, Claines
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação.
Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação.
topic Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação.
Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação.
description Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51923
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51924
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891461767168