Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais. |
id |
UFPR-4_c6f2bd884902f80b0a4edbfffbd1f938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/89104 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard SennetEducação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação.Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett.Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação.Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.UFPRBarbosa, Maria Carmen SilveiraGobbato, CarolinaKremer, Claines2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e891041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51923https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51924Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/89104Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
title |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
spellingShingle |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet Barbosa, Maria Carmen Silveira Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação. Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação. |
title_short |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
title_full |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
title_fullStr |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
title_full_unstemmed |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
title_sort |
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet |
author |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_facet |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Gobbato, Carolina Kremer, Claines |
author_role |
author |
author2 |
Gobbato, Carolina Kremer, Claines |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Gobbato, Carolina Kremer, Claines |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação. Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação. |
topic |
Educação; Currículo; Tópicos espedíficos de Educação. Cidade; Educação; Artesania; Cooperação; Sennett. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sociologia da Educação. |
description |
Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51923 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104/51924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e89104 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891461767168 |