Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mesquita, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731
Resumo: O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.
id UFPR-4_b9feb641716712a91a7502206ebf6ea7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/61731
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativoCurrículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educaçãoEducar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educaçãoCurrículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultosO estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.UFPRFundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UID/CED/00194/2013)Sá, Cristina ManuelaMesquita, Luciana2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41203https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41204Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/61731Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
spellingShingle Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Sá, Cristina Manuela
Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação
Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação
Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos
title_short Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_full Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_fullStr Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_full_unstemmed Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_sort Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
author Sá, Cristina Manuela
author_facet Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
author_role author
author2 Mesquita, Luciana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UID/CED/00194/2013)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação
Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação
Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos
topic Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação
Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação
Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos
description O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41203
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41204
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899165655040