Vida, doença e escolarização dos invisíveis no atendimento pedagógico domiciliar na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Amanda da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4702
Resumo: A pesquisa objetiva compreender como os(as) estudantes lidam com Doenças Raras (DR) e Doenças Crônicas (DCs) em seu cotidiano e possibilidades do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como dispositivo de aprendizagem e integrador da cidadania. A pergunta norteadora deste trabalho é: “de que modo os estudantes lidam com DR e DCs em seu cotidiano, a partir das possibilidades do trabalho do APD como dispositivo de aprendizagem e inclusão socioeducacional?”. O presente estudo ampara-se em princípios do método hermenêutico (RICOEUR, 1991) e qualitativo (STRAUSS; CORBIN, 2008), caracterizando-se como uma pesquisa (auto)biográfica por meio de um compromisso com a história e o processo de relembrar e revisitar a vida (SOUZA, 2007) e tambem nos pressupostos de autores dos quais se destacam Freire (2015; 2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997; 2015), Fonseca (2008) e Diniz (2007). Participaram da pesquisa duas estudantes que estão em tratamento de suas DR e DCs e realizam seu processo de escolarização através do APD. A pesquisa adota como dispositivos metodológicos a entrevista narrativa com as estudantes participantes da pesquisa, a observação in locus e o registro no diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa, foram utilizados os fundamentos descritos por Souza (2014), as categorias emergiram das narrativas produzidas em campo. Espera-se que o estudo contribua para uma maior visibilidade do APD a fim de que os estudantes com DR e suas famílias percebam o APD como uma ferramenta que contribua para o direito à educação e, consequentemente, para um processo de inclusão social.
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spelling Vida, doença e escolarização dos invisíveis no atendimento pedagógico domiciliar na BahiaLife, illness, and schooling of the invisible in home-based pedagogical assistance in Bahia.Doenças raras e crônicasEducação inclusivaAtendimento Pedagógico DomiciliarPesquisa (auto)biográficaA pesquisa objetiva compreender como os(as) estudantes lidam com Doenças Raras (DR) e Doenças Crônicas (DCs) em seu cotidiano e possibilidades do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como dispositivo de aprendizagem e integrador da cidadania. A pergunta norteadora deste trabalho é: “de que modo os estudantes lidam com DR e DCs em seu cotidiano, a partir das possibilidades do trabalho do APD como dispositivo de aprendizagem e inclusão socioeducacional?”. O presente estudo ampara-se em princípios do método hermenêutico (RICOEUR, 1991) e qualitativo (STRAUSS; CORBIN, 2008), caracterizando-se como uma pesquisa (auto)biográfica por meio de um compromisso com a história e o processo de relembrar e revisitar a vida (SOUZA, 2007) e tambem nos pressupostos de autores dos quais se destacam Freire (2015; 2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997; 2015), Fonseca (2008) e Diniz (2007). Participaram da pesquisa duas estudantes que estão em tratamento de suas DR e DCs e realizam seu processo de escolarização através do APD. A pesquisa adota como dispositivos metodológicos a entrevista narrativa com as estudantes participantes da pesquisa, a observação in locus e o registro no diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa, foram utilizados os fundamentos descritos por Souza (2014), as categorias emergiram das narrativas produzidas em campo. Espera-se que o estudo contribua para uma maior visibilidade do APD a fim de que os estudantes com DR e suas famílias percebam o APD como uma ferramenta que contribua para o direito à educação e, consequentemente, para um processo de inclusão social.The research aims to understand how students deal with Rare Diseases (RD) and Chronic Diseases (CDs) in their daily lives and possibilities of Home Pedagogical Care (APD) as a learning device and citizenship integrator. The guiding question of this work is: How do students deal with RD and DCs in their daily lives, based on the possibilities of APD work as a learning device and socio-educational inclusion? The present study is based on principles of the hermeneutic method (RICOEUR, 1991) and qualitative method (STRAUSS and CORBIN, 2008), characterizing itself as an (auto)biographical research through a commitment to history and the process of remembering and revisit life (SOUZA, 2007) And also in the foundations of authors such as Freire (2015;2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997;2015), Fonseca (2008) and Diniz (2007). Two students who are being treated for their RD and CDs and carry out their schooling process through the APD participated in the research. The research adopts as methodological devices the narrative interview with the students participating in the research, the observation in locus and the record in the field diary. For analysis of the research corpus, the foundations described by Souza (2014) were used, the categories emerged from the narratives produced in the field. It is hoped that the study will contribute to greater visibility of the APD so that students with RD and their families perceive the APD as a tool that contributes to the right to education and, consequently, to a process of social inclusion.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeSouza, Elizeu Clementino deAlves, Camila AloisioMagris , Patricia NicolauSantos , Jaciete Barbosa dosRomeiro, Amanda da Silva2023-07-28T15:02:00Z2023-07-28T15:02:00Z2023-05-11info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfROMEIRO, Amanda da Silva. Vida, Doença e Escolarização dos Invisíveis no Atendimento Pedagógico Domiciliar na Bahia. Salvador/Ba.2023.142f. Dissertação ( Pos graduação em Educação e Contemporaneidade), Universidade do estado da Bahiahttps://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4702porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:33:18Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4702Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:33:18Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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