As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas. |
id |
UFPR-4_c770f12aa365783adddf084f3ffe25ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46051 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhosO objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas.UFPRFronza, Marcelo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/28508https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/30300Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/46051Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
title |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos Fronza, Marcelo |
title_short |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
title_full |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
title_sort |
As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos |
author |
Fronza, Marcelo |
author_facet |
Fronza, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fronza, Marcelo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/28508 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/30300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894187016192 |