As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas.
id UFPR-4_c770f12aa365783adddf084f3ffe25ba
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46051
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhosO objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas.UFPRFronza, Marcelo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/28508https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/30300Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/46051Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
spellingShingle As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
Fronza, Marcelo
title_short As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_full As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_fullStr As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_sort As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv


description O objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/28508
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051/30300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 43-72
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894187016192