A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28235
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_bc182c670f79f5d1ff53d4e8abcbbb71
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28235
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fronza, MarceloSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-05T12:00:15Z2020-08-05T12:00:15Z2012https://hdl.handle.net/1884/28235Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/02/2012Bibliografia: fls. 435-446Resumo: Esta pesquisa se insere no campo de investigacao da Educacao Historica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognicao historica situada dos sujeitos em contexto de escolarizacao (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualizacao teorica a partir da teoria da consciencia historica e sua relacao com a formacao do pensamento historico (Rusen, 2001, 2007, 2010b) e da cognicao historica situada dos sujeitos. Faz-se um dialogo entre as consideracoes sobre como os jovens constroem seu autoconhecimento identitario, a partir do filosofo da Historia alemao Jorn Rusen (2007, 2010b) e das ideias do filosofo hungaro Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) referentes a reafirmacao de uma criacao ativa do sujeito como uma forma intersubjetiva de autoconhecimento nao alienado. Depois se analisa as investigacoes sobre a aprendizagem historica dos jovens na Alemanha, Portugal e Brasil. Investigam-se tambem as relacoes entre a cultura juvenil, a cultura escolar e as historias em quadrinhos. E utilizado um instrumento de investigacao baseado nos principios da pesquisa qualitativa proposta por Michelle Lessard-Hebert (LESSARD-HEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). O instrumento de pesquisa possui questoes abertas procurando entender como os jovens compreendem a relacao entre as historias em quadrinhos e a verdade historica. Para isso, utiliza-se o confronto de fragmentos de duas historias em quadrinhos - a primeira produzida totalmente por quadrinistas (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) e a segunda roteirizada por uma historiadora brasileira (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - que pretendem abordar didaticamente, a partir de criterios historiograficos, a tematica da Independencia do Brasil em 7 de setembro de 1822. Em seguida, pediu-se aos estudantes que produzissem uma historia em quadrinhos sobre este tema. Por fim, investiga-se como se da a relacao entre o poder narrativo das historias em quadrinhos e as ideias de intersubjetividade e verdade historica dos jovens estudantes de ensino medio. As respostas dos alunos revelaram ideias sobre verdade historica e a intersubjetividade que ajudaram a construir alguns criterios para a constituicao de uma aprendizagem historica pautada em principios humanistas.Abstract: This research is part of the research field of History Education in which their teachers as researchers aim to understand how make up the situated historical cognition of subjects located in the schooling context (SCHMIDT, 2009). For this, it presents a theoretical background from the historical consciousness' theory and its relationship with the formation of historical thinking (Rusen, 2001, 2007, 2010b) and the subjects' situated historical cognition. There is a dialogue between the considerations on how youngsters build their self-identity, from German philosopher of history Jorn Rusen (2007, 2010b) and the ideas of Hungarian philosopher Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) regarding the reaffirmation of an active creation the subject as an intersubjective form of self that is not alienated. Afterwards it analyses the investigations about youngsters' historical learning and Germany, Portugal and Brazil. It also investigates the relationship between youth culture, escolar culture and historical comic books. It is used a research instrument guided on the principles of qualitative investigation proposed by Michelle Lessard-Hebert's work (LESSARDHEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). The research instrument opens questions which seek to understand how young people understand the relationship between comic books and historical truth. For this, it use the confrontation of two fragments of comic books - the first produced entirely by cartoonists (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) and the second scripted by a Brazilian historian (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - which aim to address didactically from historiographical criteria, the subject of Brazil's Independence Day on September 7, 1822. Then, it asked to students that produce a comic book on this topic. Finally, it will investigate how is the relationship between the narrative power of comic books and the young high school students' ideas of intersubjectivity and historical truth. Students' answers revealed ideas about historical truth and intersubjectivity that helped to build some criteria for the formation of a historical learning guided in humanistic principles.2 v. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação históricaEducação do adolescenteHistorias em quadrinhosHistoria - Estudo e ensinoEducaçãoA intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCELO FRONZA.pdfapplication/pdf16043813https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/1/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf9471f26635fa4fb7f29ec03b92babc17MD51open accessTEXTR - T - MARCELO FRONZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain1041272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/2/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf.txtf5f6e752ec6db25790419e4f106be97aMD52open accessTHUMBNAILR - T - MARCELO FRONZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/3/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf.jpgbc50e7a7f92ab08f7fb282ad0e0f802bMD53open access1884/282352020-08-05 09:00:15.265open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28235Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-05T12:00:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
spellingShingle A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
Fronza, Marcelo
Teses
Educação histórica
Educação do adolescente
Historias em quadrinhos
Historia - Estudo e ensino
Educação
title_short A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_full A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_fullStr A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
title_sort A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação histórica
Educação do adolescente
Historias em quadrinhos
Historia - Estudo e ensino
Educação
topic Teses
Educação histórica
Educação do adolescente
Historias em quadrinhos
Historia - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T12:00:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-05T12:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28235
url https://hdl.handle.net/1884/28235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/1/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/2/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28235/3/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20FRONZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9471f26635fa4fb7f29ec03b92babc17
f5f6e752ec6db25790419e4f106be97a
bc50e7a7f92ab08f7fb282ad0e0f802b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860672568426496