Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes Freitas, Maria Teresa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pádua Franco, Aléxia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658
Resumo: Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.
id UFPR-4_d08c14bb179c729643e94511cb1f22d9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38658
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a DistânciaEste artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.UFPRMenezes Freitas, Maria TeresaPádua Franco, Aléxia2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-1721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/24342https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/30415info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38658Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
title Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
spellingShingle Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
Menezes Freitas, Maria Teresa
title_short Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
title_full Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
title_fullStr Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
title_full_unstemmed Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
title_sort Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
author Menezes Freitas, Maria Teresa
author_facet Menezes Freitas, Maria Teresa
Pádua Franco, Aléxia
author_role author
author2 Pádua Franco, Aléxia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes Freitas, Maria Teresa
Pádua Franco, Aléxia
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/24342
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/30415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897111494656