Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD. |
id |
UFPR-4_d08c14bb179c729643e94511cb1f22d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38658 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a DistânciaEste artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.UFPRMenezes Freitas, Maria TeresaPádua Franco, Aléxia2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-1721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/24342https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/30415info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38658Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
title |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
spellingShingle |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância Menezes Freitas, Maria Teresa |
title_short |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
title_full |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
title_fullStr |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
title_sort |
Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância |
author |
Menezes Freitas, Maria Teresa |
author_facet |
Menezes Freitas, Maria Teresa Pádua Franco, Aléxia |
author_role |
author |
author2 |
Pádua Franco, Aléxia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes Freitas, Maria Teresa Pádua Franco, Aléxia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEAD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas resignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/24342 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38658/30415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 149-172 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897111494656 |