“Senhor, se eu sou a escolhida, abra o caminho”: Willie Ann Bowman e a circulação metodista transnacional (1895-1906)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86970 |
Resumo: | Partindo de alguns traços biográficos de Willie Ann Bowman, missionária vinculada à Methodist Episcopal Church, South que atuou no Brasil entre 1895 e 1906, o artigo tem o objetivo de investigar a circulação transnacional de pessoas, saberes e práticas viabilizada pela denominação protestante norte-americana. Utilizando documentos oficiais produzidos pela Igreja, entre os quais destacam-se relatórios, missivas e periódicos, focalizamos o protagonismo feminino ao mesmo tempo em que enquadramos o problema a partir dos referenciais da História Transnacional da Educação. Desse modo, a investigação permitiu demonstrar que o vigor da circulação de pessoas e repertórios dinamizado pela Methodist Episcopal Church, South entre os Estados Unidos e o Brasil contribuiu para a construção de sentidos educacionais em âmbito local. |
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“Senhor, se eu sou a escolhida, abra o caminho”: Willie Ann Bowman e a circulação metodista transnacional (1895-1906)História da Educação; Fundamentos da Educação; História da EducaçãoCirculação missionária; Cristianismo mundial; Educação metodista; História transnacional da educaçãoHistória da EducaçãoPartindo de alguns traços biográficos de Willie Ann Bowman, missionária vinculada à Methodist Episcopal Church, South que atuou no Brasil entre 1895 e 1906, o artigo tem o objetivo de investigar a circulação transnacional de pessoas, saberes e práticas viabilizada pela denominação protestante norte-americana. Utilizando documentos oficiais produzidos pela Igreja, entre os quais destacam-se relatórios, missivas e periódicos, focalizamos o protagonismo feminino ao mesmo tempo em que enquadramos o problema a partir dos referenciais da História Transnacional da Educação. Desse modo, a investigação permitiu demonstrar que o vigor da circulação de pessoas e repertórios dinamizado pela Methodist Episcopal Church, South entre os Estados Unidos e o Brasil contribuiu para a construção de sentidos educacionais em âmbito local.UFPRSantos, Vitor Queirozda Fonseca, Sérgio César2023-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86970Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86970Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86970Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e869701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86970/50465https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86970/50466Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/86970Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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