A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abud, Katia Maria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890
Resumo: Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.
id UFPR-4_d38a9aa234af852ac5db4b38b2447001
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25890
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A guardiã das tradições: a História e o seu código curricularEste trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.UFPRAbud, Katia Maria2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-1711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/17281https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/30909info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/25890Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
title A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
spellingShingle A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
Abud, Katia Maria
title_short A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
title_full A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
title_fullStr A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
title_full_unstemmed A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
title_sort A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
author Abud, Katia Maria
author_facet Abud, Katia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abud, Katia Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/17281
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/30909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896551555072