A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890 |
Resumo: | Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar. |
id |
UFPR-4_d38a9aa234af852ac5db4b38b2447001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/25890 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricularEste trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.UFPRAbud, Katia Maria2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-1711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/17281https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/30909info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/25890Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
title |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
spellingShingle |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular Abud, Katia Maria |
title_short |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
title_full |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
title_fullStr |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
title_full_unstemmed |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
title_sort |
A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular |
author |
Abud, Katia Maria |
author_facet |
Abud, Katia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abud, Katia Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/17281 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890/30909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171 Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171 Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 163-171 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896551555072 |