Competência metalinguística antes da escolarização formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roazzi, Antonio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Asfora, Raffaela, Queiroga, Bianca, Dias, Maria da Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312
Resumo: A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.
id UFPR-4_d556027337006bbc355a0df7cbcbf959
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20312
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Competência metalinguística antes da escolarização formalA proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.UFPRRoazzi, AntonioAsfora, RaffaelaQueiroga, BiancaDias, Maria da Graça2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/13456https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/30994info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/20312Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência metalinguística antes da escolarização formal
title Competência metalinguística antes da escolarização formal
spellingShingle Competência metalinguística antes da escolarização formal
Roazzi, Antonio
title_short Competência metalinguística antes da escolarização formal
title_full Competência metalinguística antes da escolarização formal
title_fullStr Competência metalinguística antes da escolarização formal
title_full_unstemmed Competência metalinguística antes da escolarização formal
title_sort Competência metalinguística antes da escolarização formal
author Roazzi, Antonio
author_facet Roazzi, Antonio
Asfora, Raffaela
Queiroga, Bianca
Dias, Maria da Graça
author_role author
author2 Asfora, Raffaela
Queiroga, Bianca
Dias, Maria da Graça
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roazzi, Antonio
Asfora, Raffaela
Queiroga, Bianca
Dias, Maria da Graça
dc.subject.none.fl_str_mv


description A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/13456
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/30994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896591400960