Competência metalinguística antes da escolarização formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312 |
Resumo: | A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização. |
id |
UFPR-4_d556027337006bbc355a0df7cbcbf959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/20312 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência metalinguística antes da escolarização formalA proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.UFPRRoazzi, AntonioAsfora, RaffaelaQueiroga, BiancaDias, Maria da Graça2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/13456https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/30994info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/20312Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
title |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
spellingShingle |
Competência metalinguística antes da escolarização formal Roazzi, Antonio |
title_short |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
title_full |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
title_fullStr |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
title_full_unstemmed |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
title_sort |
Competência metalinguística antes da escolarização formal |
author |
Roazzi, Antonio |
author_facet |
Roazzi, Antonio Asfora, Raffaela Queiroga, Bianca Dias, Maria da Graça |
author_role |
author |
author2 |
Asfora, Raffaela Queiroga, Bianca Dias, Maria da Graça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roazzi, Antonio Asfora, Raffaela Queiroga, Bianca Dias, Maria da Graça |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas emetalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeirosanos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectivade diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere àrelação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se adiferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidadesde reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/13456 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20312/30994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 43-56 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896591400960 |