Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233
Resumo: Este artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.
id UFPR-4_d76ec37c37c46218805722dccaebed44
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/57233
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigosEducaçãoFormação de professores; relações étnico-raciais; teses; dissertações e artigos.EducaçãoEste artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.UFPRCoelho, Wilma de Nazaré Baía2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-122Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-122Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-1221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233/35462Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/57233Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
title Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
spellingShingle Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Educação
Formação de professores; relações étnico-raciais; teses; dissertações e artigos.
Educação
title_short Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
title_full Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
title_fullStr Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
title_full_unstemmed Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
title_sort Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
author Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_facet Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Wilma de Nazaré Baía
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores; relações étnico-raciais; teses; dissertações e artigos.
Educação
topic Educação
Formação de professores; relações étnico-raciais; teses; dissertações e artigos.
Educação
description Este artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233/35462
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-122
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-122
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.97-122
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898703233024