Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011 |
Resumo: | Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle doEstado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisadoruniversitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificadofrente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidadeslocais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudofoi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelandooutras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações compertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de casosobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em queocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobresujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadorese critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre osprogramas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que oconhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, tambémpode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,regional e global ao mesmo tempo. |
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