Voltar ao passado, por quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervi, Rejane de Medeiros
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175
Resumo: A história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio.
id UFPR-4_d8df71c409382f965109a7afff6c11a0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36175
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Voltar ao passado, por quê?EducaçãoEducaçãoEducaçãoA história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio.UFPRCervi, Rejane de Medeiros1988-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-111984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/22326https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/30476info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:16:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/36175Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:16:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Voltar ao passado, por quê?
title Voltar ao passado, por quê?
spellingShingle Voltar ao passado, por quê?
Cervi, Rejane de Medeiros
Educação
Educação
Educação
title_short Voltar ao passado, por quê?
title_full Voltar ao passado, por quê?
title_fullStr Voltar ao passado, por quê?
title_full_unstemmed Voltar ao passado, por quê?
title_sort Voltar ao passado, por quê?
author Cervi, Rejane de Medeiros
author_facet Cervi, Rejane de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervi, Rejane de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description A história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/22326
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/30476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11
Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11
Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894119907328