Voltar ao passado, por quê?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175 |
Resumo: | A história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio. |
id |
UFPR-4_d8df71c409382f965109a7afff6c11a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36175 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Voltar ao passado, por quê?EducaçãoEducaçãoEducaçãoA história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio.UFPRCervi, Rejane de Medeiros1988-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-111984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/22326https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/30476info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:16:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/36175Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:16:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voltar ao passado, por quê? |
title |
Voltar ao passado, por quê? |
spellingShingle |
Voltar ao passado, por quê? Cervi, Rejane de Medeiros Educação Educação Educação |
title_short |
Voltar ao passado, por quê? |
title_full |
Voltar ao passado, por quê? |
title_fullStr |
Voltar ao passado, por quê? |
title_full_unstemmed |
Voltar ao passado, por quê? |
title_sort |
Voltar ao passado, por quê? |
author |
Cervi, Rejane de Medeiros |
author_facet |
Cervi, Rejane de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cervi, Rejane de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Educação |
topic |
Educação Educação Educação |
description |
A história da Universidade Federal do Paraná está em litígio, dadas as interpretações desenvolvidas pelos historiadores da educação nacional e o conflito que, a partir deles, se estabeleceu em relação à memória paranaense. Entendemos que este conflito deriva, em parte, da apreensão estrita da atitude oficialista do Governo Federal que alcançou nossa Instituição, em seus primórdios, e que repercute, sem exceção, nas chaves analíticas dos relatores do passado. São de todo desconhecidas as estratégias de sobrevivência institucional desenvolvidas localmente, o sabemos nós, os curitibanos. E, por isso mesmo, queremos acreditar que é preciso voltar ao passado para superar este litígio. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/22326 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36175/30476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11 Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11 Educar em Revista; v. 7, n. 7 (1988); p. 5-11 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894119907328 |