Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados. |
id |
UFPR-4_e039456d0f8cc21f6346ea2b6fef2a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/94770 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”Tópicos Específicos de Educaçãoeducação, infância, urbano, movimentos sociais, populaçõesEducação em espaços urbanosEste artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.UFPRGobbi, Marcia AparecidaAnjos, Cleriston Izidro dos2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e947701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51906https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51907Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T13:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/94770Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-17T13:34:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
title |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
spellingShingle |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” Gobbi, Marcia Aparecida Tópicos Específicos de Educação educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações Educação em espaços urbanos |
title_short |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
title_full |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
title_fullStr |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
title_full_unstemmed |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
title_sort |
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão” |
author |
Gobbi, Marcia Aparecida |
author_facet |
Gobbi, Marcia Aparecida Anjos, Cleriston Izidro dos |
author_role |
author |
author2 |
Anjos, Cleriston Izidro dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbi, Marcia Aparecida Anjos, Cleriston Izidro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tópicos Específicos de Educação educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações Educação em espaços urbanos |
topic |
Tópicos Específicos de Educação educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações Educação em espaços urbanos |
description |
Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51906 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891442892800 |