Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Marcia Aparecida
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Anjos, Cleriston Izidro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770
Resumo: Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.
id UFPR-4_e039456d0f8cc21f6346ea2b6fef2a3b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/94770
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”Tópicos Específicos de Educaçãoeducação, infância, urbano, movimentos sociais, populaçõesEducação em espaços urbanosEste artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.UFPRGobbi, Marcia AparecidaAnjos, Cleriston Izidro dos2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e947701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51906https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51907Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T13:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/94770Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-17T13:34:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
title Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
spellingShingle Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
Gobbi, Marcia Aparecida
Tópicos Específicos de Educação
educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações
Educação em espaços urbanos
title_short Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
title_full Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
title_fullStr Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
title_full_unstemmed Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
title_sort Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
author Gobbi, Marcia Aparecida
author_facet Gobbi, Marcia Aparecida
Anjos, Cleriston Izidro dos
author_role author
author2 Anjos, Cleriston Izidro dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Marcia Aparecida
Anjos, Cleriston Izidro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações
Educação em espaços urbanos
topic Tópicos Específicos de Educação
educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações
Educação em espaços urbanos
description Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51906
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/51907
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e94770
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891442892800