As experiências espaciais das crianças no espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690 |
Resumo: | O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sidoconstruída a espacialização das crianças em uma cidade de médio portedo Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentosque se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Comoas experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenáriocontemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ousão conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independenteou confi nada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de ofi cinas,do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com ospesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com oterritório zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaçourbano, e o processo formativo inerente à educação geográfi ca. Os dados dapesquisa nos mostram que a educação geográfi ca deve tomar como objetode preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possampensar no futuro das cidades. |
id |
UFPR-4_c7ee1e7a6c7c06ede4514df18eb265a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/59690 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbanoEducação; Tópicos Específicos de Educaçãonfância. Espaço Urbano. Educação Geográfica.O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sidoconstruída a espacialização das crianças em uma cidade de médio portedo Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentosque se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Comoas experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenáriocontemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ousão conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independenteou confi nada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de ofi cinas,do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com ospesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com oterritório zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaçourbano, e o processo formativo inerente à educação geográfi ca. Os dados dapesquisa nos mostram que a educação geográfi ca deve tomar como objetode preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possampensar no futuro das cidades.UFPRCAPESVieira Guimarães, IaraJaner Moreira Lopes, Jader2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-325Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-325Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-3251984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690/37919Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/59690Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
title |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
spellingShingle |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano Vieira Guimarães, Iara Educação; Tópicos Específicos de Educação nfância. Espaço Urbano. Educação Geográfica. |
title_short |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
title_full |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
title_fullStr |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
title_full_unstemmed |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
title_sort |
As experiências espaciais das crianças no espaço urbano |
author |
Vieira Guimarães, Iara |
author_facet |
Vieira Guimarães, Iara Janer Moreira Lopes, Jader |
author_role |
author |
author2 |
Janer Moreira Lopes, Jader |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Guimarães, Iara Janer Moreira Lopes, Jader |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação nfância. Espaço Urbano. Educação Geográfica. |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação nfância. Espaço Urbano. Educação Geográfica. |
description |
O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sidoconstruída a espacialização das crianças em uma cidade de médio portedo Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentosque se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Comoas experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenáriocontemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ousão conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independenteou confi nada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de ofi cinas,do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com ospesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com oterritório zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaçourbano, e o processo formativo inerente à educação geográfi ca. Os dados dapesquisa nos mostram que a educação geográfi ca deve tomar como objetode preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possampensar no futuro das cidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690/37919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-325 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-325 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 307-325 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892188430336 |