Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bergston Luan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920
Resumo: Este texto busca iniciar uma reflexão sobre as categorias trabalho e política na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como estão dispostas para formação em Ciências Humanas, locus macro da disciplina de História, problematizando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, o artigo está dividido em uma apresentação/introdução histórica sobre Educação Profissional no Brasil, discussão sobre as categorias trabalho e política na BNCC e considerações. Nesse sentido, apontamos que a Base necessita ser problematizada no contexto de sua elaboração e sugerimos que as categorias trabalho e política, induzidas pela Base, simplificam processos sociais que são complexos e que precisam ser reelaborados pelos docentes de maneira integrada, como é exigido na formação profissional tecnológica.
id UFPR-4_e1686950f6a61b05d0783abc17034952
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76920
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e TecnológicaEducaçãoFormação Histórica, Política, Trabalho e EPTEnsinoEste texto busca iniciar uma reflexão sobre as categorias trabalho e política na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como estão dispostas para formação em Ciências Humanas, locus macro da disciplina de História, problematizando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, o artigo está dividido em uma apresentação/introdução histórica sobre Educação Profissional no Brasil, discussão sobre as categorias trabalho e política na BNCC e considerações. Nesse sentido, apontamos que a Base necessita ser problematizada no contexto de sua elaboração e sugerimos que as categorias trabalho e política, induzidas pela Base, simplificam processos sociais que são complexos e que precisam ser reelaborados pelos docentes de maneira integrada, como é exigido na formação profissional tecnológica.UFPRSantos, Bergston Luan2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920/44764https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920/44765Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/76920Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
title Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
Santos, Bergston Luan
Educação
Formação Histórica, Política, Trabalho e EPT
Ensino
title_short Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
title_full Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
title_sort Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica
author Santos, Bergston Luan
author_facet Santos, Bergston Luan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bergston Luan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação Histórica, Política, Trabalho e EPT
Ensino
topic Educação
Formação Histórica, Política, Trabalho e EPT
Ensino
description Este texto busca iniciar uma reflexão sobre as categorias trabalho e política na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como estão dispostas para formação em Ciências Humanas, locus macro da disciplina de História, problematizando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, o artigo está dividido em uma apresentação/introdução histórica sobre Educação Profissional no Brasil, discussão sobre as categorias trabalho e política na BNCC e considerações. Nesse sentido, apontamos que a Base necessita ser problematizada no contexto de sua elaboração e sugerimos que as categorias trabalho e política, induzidas pela Base, simplificam processos sociais que são complexos e que precisam ser reelaborados pelos docentes de maneira integrada, como é exigido na formação profissional tecnológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920/44764
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76920/44765
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899779072000