A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968 |
Resumo: | Este trabalho resulta de pesquisa concluída que teve como objetivo analisar a práxis filosófica de estudantes e docentes de uma turma do Curso de Segurança do Trabalho (CST) a partir do exercício crítico sobre as relações sociais capitalistas, como atitude filosófica que integra as dimensões técnica e humanística da formação humana. O problema investiga a constituição de uma práxis filosófica em algumas disciplinas de uma turma do CST e as possibilidades desta se configurar como espaço de desenvolvimento da formação humana integral de estudantes e professores. O aporte teórico teve no materialismo histórico-dialético suas bases por meio de diálogos entre Marx, Gramsci e Freire. A opção metodológica assumida foi pela pesquisa participante que envolveu o pertencimento à comunidade e o diálogo entre os sujeitos. Participaram 12 alunos e sete docentes de uma turma do CST nos períodos de 2014/2 e 2015/1; duas alunas do último período, totalizando assim 14 alunos e sete docentes. Os resultados revelaram que, por meio da práxis filosófica, os sujeitos exercitaram o diálogo crítico acerca das desigualdades sociais. Revelou que a práxis filosófica, só conseguiu realizar a dimensão integradora entre as áreas de conhecimento, porque a filosofia é fundamento e guia da ciência, ao mesmo tempo, em que é guiada por ela. Explicitou a relação dialética entre filosofia e ciência, entre o pensamento e ação, contribuindo para um processo de formação humana integral no Proeja. |
id |
UFPR-4_e331273ebb7f5a97f4470470c4795417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/53968 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integralEducação; Fundamentos da EducaçãoPráxis filosófica, Relações sociais capitalistas, Proeja, Formação humana integral.Este trabalho resulta de pesquisa concluída que teve como objetivo analisar a práxis filosófica de estudantes e docentes de uma turma do Curso de Segurança do Trabalho (CST) a partir do exercício crítico sobre as relações sociais capitalistas, como atitude filosófica que integra as dimensões técnica e humanística da formação humana. O problema investiga a constituição de uma práxis filosófica em algumas disciplinas de uma turma do CST e as possibilidades desta se configurar como espaço de desenvolvimento da formação humana integral de estudantes e professores. O aporte teórico teve no materialismo histórico-dialético suas bases por meio de diálogos entre Marx, Gramsci e Freire. A opção metodológica assumida foi pela pesquisa participante que envolveu o pertencimento à comunidade e o diálogo entre os sujeitos. Participaram 12 alunos e sete docentes de uma turma do CST nos períodos de 2014/2 e 2015/1; duas alunas do último período, totalizando assim 14 alunos e sete docentes. Os resultados revelaram que, por meio da práxis filosófica, os sujeitos exercitaram o diálogo crítico acerca das desigualdades sociais. Revelou que a práxis filosófica, só conseguiu realizar a dimensão integradora entre as áreas de conhecimento, porque a filosofia é fundamento e guia da ciência, ao mesmo tempo, em que é guiada por ela. Explicitou a relação dialética entre filosofia e ciência, entre o pensamento e ação, contribuindo para um processo de formação humana integral no Proeja.UFPRObeducZen, Eliesér Torettade Oliveira, Edna Castro2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-244Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-244Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-2441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968/35476Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/53968Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
title |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
spellingShingle |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral Zen, Eliesér Toretta Educação; Fundamentos da Educação Práxis filosófica, Relações sociais capitalistas, Proeja, Formação humana integral. |
title_short |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
title_full |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
title_fullStr |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
title_full_unstemmed |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
title_sort |
A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral |
author |
Zen, Eliesér Toretta |
author_facet |
Zen, Eliesér Toretta de Oliveira, Edna Castro |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Edna Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Obeduc |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zen, Eliesér Toretta de Oliveira, Edna Castro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação Práxis filosófica, Relações sociais capitalistas, Proeja, Formação humana integral. |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação Práxis filosófica, Relações sociais capitalistas, Proeja, Formação humana integral. |
description |
Este trabalho resulta de pesquisa concluída que teve como objetivo analisar a práxis filosófica de estudantes e docentes de uma turma do Curso de Segurança do Trabalho (CST) a partir do exercício crítico sobre as relações sociais capitalistas, como atitude filosófica que integra as dimensões técnica e humanística da formação humana. O problema investiga a constituição de uma práxis filosófica em algumas disciplinas de uma turma do CST e as possibilidades desta se configurar como espaço de desenvolvimento da formação humana integral de estudantes e professores. O aporte teórico teve no materialismo histórico-dialético suas bases por meio de diálogos entre Marx, Gramsci e Freire. A opção metodológica assumida foi pela pesquisa participante que envolveu o pertencimento à comunidade e o diálogo entre os sujeitos. Participaram 12 alunos e sete docentes de uma turma do CST nos períodos de 2014/2 e 2015/1; duas alunas do último período, totalizando assim 14 alunos e sete docentes. Os resultados revelaram que, por meio da práxis filosófica, os sujeitos exercitaram o diálogo crítico acerca das desigualdades sociais. Revelou que a práxis filosófica, só conseguiu realizar a dimensão integradora entre as áreas de conhecimento, porque a filosofia é fundamento e guia da ciência, ao mesmo tempo, em que é guiada por ela. Explicitou a relação dialética entre filosofia e ciência, entre o pensamento e ação, contribuindo para um processo de formação humana integral no Proeja. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53968/35476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-244 Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-244 Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p.231-244 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898725253120 |